Muita alegria e satisfação marcaram a entrega dos certificados de conclusão dos 1.247 alunos de Camaçari atendidos pelo programa Brasil Alfabetizado, do governo federal. O evento lotou o Teatro da Cidade do Saber, na noite de segunda-feira (26/07).
Desde 2006, ano em que o Brasil Alfabetizado foi implantado em Camaçari, já foram alfabetizadas 3.561 pessoas, o que torna o Município o mais bem sucedido do Estado na execução do programa.
Durante a cerimônia, os alunos Wellington da Silva, de 30 anos, morador do bairro Parque Verde e Maria Anunciação, de 58 anos, residente no Loteamento Senhor dos Pássaros, receberam os certificados de conclusão do curso das mãos do prefeito Luiz Caetano.
Em seguida, Caetano falou sobre o empenho da administração municipal em melhorar, cada vez mais, a qualidade da educação na cidade. "Quanto mais investimos no saber, em reformas nas escolas, em novos pontos de cultura e na construção de novos ginásios de esportes,indo gindo as escolas, criando novos pontos de cultura ou constrasas oportunidades que est61 pessoas, o que torna o Munictano tornamos o conhecimento ainda mais atrativo e distanciamos nossas crianças e jovens do mundo das drogas", completou.
Segundo o secretário da Educação, Luiz Walter Lima, através do programa é possível desenvolver ações efetivas para zerar os índices de analfabetismo no Município. "Em Camaçari, só não estuda quem não quer", afirmou.
De acordo com o aluno Edson Moura, de Barra do Jacuípe, o Brasil Alfabetizado é um programa vitorioso. "Estou muito grato pelo que está acontecendo em na nossa localidade. Para nós é uma conquista muito importante", comentou.
O professor Marcelino Vidal, gestor do programa, afirmou que os resultados no Município se dão por meio de esforços de todas as pessoas envolvidas. "Graças à dedicação dos 91 educadores, alunos e governo municipal, o conhecimento chegou para milhares de pessoas da orla e da sede de Camaçari", revelou.
A certificação foi encerrada com uma peça teatral encenada pela Companhia de Teatro da Cidade do Saber, que abordou de forma cômica as dificuldades de um rapaz que não sabia ler e escrever e os avanços obtidos após ingressar no Brasil Alfabetizado.