Salvador

EXPOBONFIM: SEAGRI APRESENTA INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA SEGMENTOS

VEJA
| 17/07/2010 às 09:17

Novidades tecnológicas não faltam para os agricultores familiares do Território do Piemonte Norte do Itapicurú durante a XXV ExpoBonfim, que acontece até domingo (18), no Parque Aníbal Gonçalves, em Senhor do Bonfim. A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (SEAGRI), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), apresenta culturas, equipamentos e serviços que facilitam as atividades dos agricultores e contribuem para aumentar a renda familiar de forma prática e segura.


A exposição foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira pelo secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. Ele destacou que a exposição mostra a força da caprinovinocultura da Bahia e o empenho dos criadores para a melhoria genética do rebanho. A Bahia é o maior produtor de caprinos do Brasil, com um rebanho de cerca de 4,5 cabeças. 

A feira conta com mini-cursos e palestras, em diversos horários, estão atraindo os visitantes durante todo o evento. “Sempre quis participar de uma palestra sobre a palma. Muitas dúvidas que tinha sobre o plantio foram sanadas”, afirmou o agricultor de 40 anos, do município de Andorinha, Manoel de Araújo.

Os técnicos da EBDA José Herculano e Ailton Gonçalves, da gerência de Senhor do Bonfim, ministram palestras sobre Adensamento de palma, enquanto o técnico José Raimundo Abreu apresenta o tema Bovinocultura de leite – Higiene de ordenha e alternativas na alimentação animal (forragicultura). Já o curso de laticínio está sendo ministrado pelo técnico da EBDA de Juazeiro, Geraldo Magalhães, quando os agricultores aprendem a fabricar queijos e iogurtes de diversos sabores.


"A idéia é possibilitar aos agricultores familiares a oportunidade de participarem de diversas atividades desde a capacitação, produção, colheita até a comercialização dos produtos agropecuários. Os técnicos estão de parabéns pela organização e condução dos trabalhos durante a exposição", disse o sub-gerente da EBDA, de Senhor do Bonfim Giovane Martins.

Agricultores e visitantes podem conferir, no estande institucional, uma Unidade Demonstrativa (UD) de Palma Adensada (Inerme, IPA 20, gigante), uma demonstração de horta comunitária, com hortaliças, sisal - instalação de piquete para demonstração prática do sistema de produção de sisal, com as variedades híbrida e siselana, artesanato -, apicultura, feno e mandioca.

Tecnologias adaptadas, que servem como alternativas criativas para os agricultores familiares em suas propriedades também estão sendo expostas como: enfardadeira de feno e silo-cincho e a bomba rosário que pode ser construído com material de fácil aquisição e que chamou atenção do agricultor de Campo Formoso, Guilherme Santana. “Vou instalar a bomba rosário em minha propriedade pela custo benefício que oferece. Tem capacidade de elevação de água (15 metros de altura), com uma vazão de até 2 mil litros por hora, podendo ser instalada em poços e cisternas”, ressaltou.