Salvador

PEIXAMENTOS E DESPESCA MOBILIZAM PEQUENOS AGRICULTORES NO INTERIOR

Vide
| 12/07/2010 às 10:05

Cerca de mil famílias de pequenos agricultores das cidades de Itaberaba (a 283 km da capital do estado) e Taperoá (a 297 km de Salvador) serão beneficiadas, na próxima quarta-feira (14/07) com o peixamento (soltura de organismos em rios ou tanques) ou despesca (a retirada dos peixes já crescidos, prontos para consumo ou comercialização) de carpas e tambaquis. As ações fazem parte do programa de repovoamento de aguadas públicas desenvolvido pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), através da Bahia Pesca, que este ano deve produzir 50 milhões de alevinos.

"Cada cidade está em uma etapa diferente do processo. Itaberaba receberá 150 mil alevinos de carpa para peixamento, que devem render 24 toneladas do peixe dentro de aproximadamente 12 meses", afirma o presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli. Os peixes foram levados da estação de Joanes, em Dias D´ávila, que já produziu quase 1,5 milhão de alevinos em 2010. "As famílias destes produtores terão acesso não só a um complemento de sua renda, mas também à comida no prato", comemora Albagli.


Pesca de uma tonelada de carpas e tambaquis

Já os agricultores de Taperoá colhem os frutos do peixamento realizado em 2009. "Os alevinos foram entregues aos produtores em setembro e colocados em tanques-rede cedidos pela própria Bahia Pesca, a fim de serem criados e engordados", conta Albagli. Agora, com os peixes já crescidos, chegou a hora de realizar a despesca. A expectativa é de que uma tonelada de peixes seja retirada dos tanques e distribuída entre os pequenos produtores da agricultura familiar que vivem na região.