A população do município de Camamu e de cidades circunvizinhas terá acesso facilitado para a retirada de documentos básicos de cidadania. Neste sábado (10), o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), e Prefeitura Municipal entregam à população local mais um Ponto Cidadão, uma unidade compacta de atendimento da rede SAC. O horário de funcionamento do Ponto Cidadão de Camamu é de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O posto irá funcionar na Praça Professor Luiz Rogério, no Centro de Camamu.
O Ponto Cidadão atende a municípios de pequenos e médios portes para a emissão de documentos como Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Antecedentes Criminais e Carteira de Trabalho. Esta é a décima unidade implantada no estado. O posto tem capacidade para emitir 300 atendimentos por mês.
A unidade funciona no mesmo local da Casa da Cidadania de Camamu, iniciativa da gestão municipal local, que também será inaugurada no dia 10 e irá oferecer à população serviços complementares como assistência jurídica gratuita por meio da Defensoria Municipal, emissão de carteira de reservista, serviços do Incra, intermediação de mão de obra e serviços de ação social.
SAC - O Ponto Cidadão integra o projeto de expansão do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Estado. Além de Camamu, já possuem Pontos Cidadão os municípios de Central, Inhambupe, Presidente Tancredo Neves, Mucugê, Cruz das Almas, Coaraci, Maracás, Curaçá, e Serrinha. Juntas, as unidades já forneceram mais de 60 mil documentos à população baiana.
Outros dois Pontos Cidadão estão em vias de inauguração. Serão instalados nos municípios de Santa Maria da Vitória e Itaberaba e além de unidades no formato tradicional nos municípios de Irecê, Feira de Santana e Paulo Afonso. Nos últimos três anos, a rede foi ampliada em 13 novas unidades, considerando os Pontos Cidadão e os quatro novos postos instalados na capital (Pau da Lima, Pernambués, Salvador Shopping e Paralela). A expectativa é que, até o final do ano, a rede SAC conte com 44 postos no estado, consolidando uma expansão de 76% no número de unidades fixas em relação ao início de 2007.