Apenas nos quatro primeiros dias de julho choveu 216,1 milímetros (mm) na capital baiana, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este número superou o esperado para todo o mês, que é de 184,9mm. No mesmo período a Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 294 solicitações de emergência e distribuiu 15.454 metros quadrados de lonas para serem colocadas em áreas de risco. Este total beneficiou pelo menos 147 famílias. O órgão realizou também seis cadastros.
Não apenas a Codesal, mas todos os órgãos do sistema municipal de defesa civil continuam de prontidão durante 24 horas. O contato pode ser feito através do número 199 - ligação gratuita sem necessidade do uso de cartão telefônico - ou na sede do órgão, localizado na Avenida Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô), s/n.
De acordo com a meteorologista do Inmet Cláudia Valéria Silva, não é comum chuva ininterrupta no mês de julho. "A pressão subtropical que neste período fica no oceano na altura do sudeste, porém há alguns anos se aproxima do continente. Foi o que ocasionou esta chuva continua ininterrupta". Segundo a meteorologista o tempo deve continuar instável durante todo o inverno. "Mas intercalados com longos períodos de sol", acrescenta.
É importante que, ao verificar uma área de risco geológico, a pessoa entre em contato com a Codesal, através do número 199 - ligação gratuita durante 24 horas - ou vá pessoalmente à sede do órgão, localizado na Avenida Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô), s/n. Técnicos e engenheiros vão ao local realizar a vistoria e verificar a real situação.