O general-de-divisão da 6ª Região Militar, João Francisco Ferreira, fez uma apresentação, nesta segunda-feira (5), no Salão Nobre da Câmara Municipal, do plano de revitalização da Praça Duque de Caxias, em Nazaré. O Projeto Monumento FEB (Força Expedicionária Brasileira) tem como objetivo de reorganizar o local e homenagear os ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial.
Para justificar a iniciativa, o general lembrou que Salvador é a única capital brasileira que ainda não possui um monumento dedicado aos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial.
O projeto, patrocinado pela Petrobras, conta com a participação da Fundação Mario Leal Ferreira e da Fundação Cultural do Exército Brasileiro (Funceb). Já foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).
A proposta do Comando da 6ª Região Militar é ‘adotar' a Praça Duque de Caxias para que o local receba proteção e manutenção dos militares. "A praça atualmente não tem nada. Está desorganizada e povoada por flanelinhas. Pretendemos organizá-la e a conservação do lugar vai ficar sob nossa responsabilidade", garantiu João Francisco Ferreira.
Monumento FEB
O objetivo do Projeto Monumento FEB é homenagear o ex-combatentes baianos anônimos da Segunda Guerra Mundial. Na praça, haverá um Obelisco com os três lados representando as Forças Armadas (Exército , Marinha e Aeronáutica) e uma pira para lembrar o ex-combatente que morreu em combate que não teve o seu corpo identificado.
Vereadores
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Alan Sanches (PMDB), presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, vereador Pedro Godinho (PMDB), além dos vereadores Téo Senna (PTC), Paulo Câmara (PSDB), Edson da União (PMN) e Gilmar Santiago (PT), também participaram da exposição.
Alan Sanches agradeceu a iniciativa do general de apresentar o projeto à Câmara e lembrou "da justa homenagem que foi a instituição do Dia do Exército Brasileiro, celebrado regimentalmente em 19 de abril, que ganhou comemoração especial na Câmara Municipal de Salvador".
Godinho reiterou as palavras do presidente da Casa Legislativa e também elogiou o projeto. "Só vai beneficiar a nossa cidade", afirmou. Para Paulo Câmara, "o Projeto Monumento FEB é uma grande iniciativa e a cidade só tem a ganhar com a parceria entre as Forças Armadas e os poderes públicos".
Téo Senna lembrou da concessão do Título de Cidadão da Cidade do Salvador ao general no dia 24 de março. "Essa postura do general só demonstra o quanto foi justa a homenagem. Essa obra só fará bem para a cidade e não trará despesa alguma para a Prefeitura de Salvador", afirmou.