Salvador

ITACARÉ COMEMORA O 2 DE JULHO COM DESFILE CÍVICO COM MUITO JUBILO

Vide
| 01/07/2010 às 16:05
O município de Itacaré, no Sul da Bahia, vai comemorar o 2 de Julho, dia da Independência da Bahia, com um desfile cívico nessa sexta-feira, a partir das 15 horas. Única cidade da região a prestigiar a data magna do Estado, Itacaré realiza o desfile há 51 anos. As comemorações têm início na Praça 2 de Julho, conhecida também como Praça do Canhão.

         Até o ano passado, a festa, que se realiza desde 1959, era garantida pela população. O prefeito Antônio de Anízio, desde 2009, ano do primeiro cinqüentenário do desfile, incluiu o cortejo entre as festas populares apoiadas pela prefeitura e garantiu a participação oficial do município nos festejos pela Independência da Bahia.

"A nossa comunidade continuaria a fazer a festa, pelo que ela representa para nosso estado, o sentimento de liberdade que ela nos traz. Mas o município não pode deixar de apoiar uma iniciativa como essa que, como disse, significa para nós, baianos, tanto ou mais que a própria independência do Brasil", observa o prefeito Antônio de Anízio.

O desfile tem a participação da Filarmônica ao Miguel e da premiada Fanfarra de Itacaré (Faita). O prefeito ainda presta uma homenagem à idealizadora do desfile, ainda no século passado, Neri Carvalho de Jesus que, com seu marido, Manoel Quadros, iniciou a tradição. "Esse esforço deles ajudou a manter nossa identidade enquanto baianos, sem deixar de dar uma característica local à festa".

Consta da programação leitura de textos que contextualizam a Independência do Estado dos domínios de Portugal, o que se deu após a declaração da Independência, proferida por Dom Pedro I em 7 de setembro de 1822. A da Bahia ocorreu um ano após, em 1823, embora o movimento já se iniciasse dois anos antes.  A diferença entre as ‘duas independências' da Coroa é justamente essa: a da Bahia foi com luta, vencida no dia 2 de julho.