Gestores e pacientes da Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) se reuniram, nesta quarta-feira (30/06), no auditório da Prefeitura de Camaçari, para assistir ao lançamento, via internet, da Campanha Nacional dos 100 anos do Diagnóstico da Doença Falciforme. O evento, transmitido, via web, foi realizado no Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias, em Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Durante o encontro, o grupo também debateu ações de tratamento da doença no Município. De acordo com a farmacêutica bioquímica da Unifal, Neide Justo, "quanto mais cedo for realizado o diagnostico da doença falciforme, maiores são as chances de levar uma vida normal", disse.
Criada há 3 anos, a Unifal atende atualmente cerca de 500 pacientes através de uma equipe composta por hematologista, assistente social, coordenador, além do apoio administrativo, totalizando oito profissionais. O Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme foi implantado pela Prefeitura em 2009, no entanto, já oferecia o atendimento com hematologista desde 2007.