VEJA
Galera da Morya feliz da vida com o prêmio
Foto: DIV
O anúncio "34 mil documentos abandonados há quase 10 anos" rendeu para a
Morya Comunicação e Propaganda medalha de ouro e de prata na categoria
Norte/Nordeste, do 8º Prêmio ANJ de Criação Publicitária. Os prêmios de
melhor anúncio publicado no Meio Jornal em 2009/2010 foram entregues na
última sexta-feira (18) por representantes regionais da Associação Nacional
dos Jornais e do Correio, na sede da agência, em Salvador (BA). A campanha
para o Governo da Bahia foi escolhida entre 265 trabalhos inscritos.
A peça publicitária criada para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC),
através da Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) chamava a atenção
sobre os 34 mil documentos abandonados ao longo de dez anos. O objetivo era
conscientizar a sociedade a retirar suas carteiras de trabalho, de
habilitação, de identidade, entre outros documentos que não foram retirados
das 24 unidades do SAC localizadas na capital e interior do estado.
De forma criativa, a agência retratou na campanha, personagens com cabelos e
barbas gigantes, que simbolizava a passagem do tempo e a mudança física nas
fotos dos documentos. As peças foram veiculadas entre abril e maio de 2009
em jornais impressos e outdoor.
Em 2009 esta mesma campanha ganhou o Prêmio Central de Outdoor e a medalha
de ouro no Prêmio Colunistas Norte-Nordeste.
De acordo com o coordenador regional do Prêmio e gerente Comercial do jornal
Correio, Leonardo César, a escolha da Morya foi resultado de uma votação,
determinada por um júri, composto por profissionais da Bahia que observaram
o quesito criatividade, ineditismo e adequação das peças no meio Jornal.
"Para tornar o prêmio isento, nenhum dos profissionais do júri poderia votar
nos produtos da própria agência", destaca.
Segundo a diretora de planejamento da Morya, Juliana Montenegro, este prêmio
é resultado do posicionamento da Morya que destaca em sua filosofia a
comunicação, consistência e consciência. "Queremos que nossos prêmios gerem
resultados concretos para nossos clientes e para a sociedade. Esta peça,
além de criativa, trouxe respostas positivas. Depois de 45 dias do
lançamento da campanha, mais de 3 mil documentos foram entregues, diminuindo
o desperdício de recursos públicos e devolvendo a cidadania para aqueles que
estavam sem os documentos", ressalta.
Estiveram presentes na entrega do prêmio, o diretor/presidente da Morya,
Fernando Carvalho, a diretora de Planejamento, Juliana Montenegro, o diretor
de Criação, Zé Ricardo Santucci, o coordenador de Criação, Helder Guimarães,
o superintendente de Mídia, Marco Antônio Alves e a executiva de
Planejamento, Isabela Silveira.
Ficha Técnica da campanha:
Direção de Criação e redação - Paulo Fernandes;
Direção de Arte - Fabio Lins;
Planejamento - Juliana Montenegro
Produção Gráfica - Gigi Chiacchiaretta e Bruno Nemi;
Fotografia/Ilustração - Desconstrutora;
Estúdio - Bruno Ribeiro;
Atendimento, Aline Lisboa e Renata Dupuy;
Aprovação - Manoel Vitório e Rose Guanaes.
O Prêmio ANJ
O Prêmio ANJ de Criação Publicitária foi criado em 2001 pela Associação
Nacional de Jornais para prestigiar os profissionais de Criação e Mídia,
anunciantes e estudantes que contribuem para o uso cada vez mais eficaz da
mídia jornal, valorizando e fortalecendo ainda mais o meio.