Salvador

SUBSECRETÁRIO DA CODESAL VISITA DEFESA CIVIL DO RJ E FUNDAÇÃO GEO-RIO

Vide
| 20/06/2010 às 10:41

O subsecretário de Defesa Civil de Salvador (Codesal), Osny Bomfim e o diretor de tecnologia da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), André Costa visitaram, nesta quinta-feira (17), a sede da Defesa Civil do Rio de Janeiro e a Fundação GEO-RIO. O objetivo foi estreitar os laços entre os órgãos e principalmente sobre o trabalho, já que a sociedade deve ser o principal foco da Defesa Civil. Além disso, o subsecretário pretende trazer inovações que vão contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos soteropolitanos.

No período da manhã Bomfim foi a sede da Defesa Civil da capital fluminense onde foi recebido pelo coordenador do órgão, coronel Sérgio Simões. "Conversamos sobre situações adversas que acontecem nas grandes metrópoles e relacionadas a nossa área de atuação", diz Bomfim.

Segundo ele, a visita foi de fundamental importância para a eficiência ainda maior dos trabalhos. Somos um sistema nacional de defesa civil e por isso é importante esse intercâmbio", ressalta.

De acordo com ele a proteção civil também deve partir da comunidade. "A defesa civil somos todos nós e a cada dia que passa com estas mudanças climáticas tão severas, com os fenômenos da chuva e seca mais intensos nos preocupamos muito", completa.

Uma das discussões do encontro foi sobre o Plano de Contingência para a chuva do Rio de Janeiro. "Estamos em fase final a preparação do nosso e pudemos nos aprofundar em alguns detalhes com a experiência deles".

No período da tarde o subsecretário acompanhado pelo coronel Simões foi a sede da Fundação GEO-RIO - que presta serviço a prefeitura daquele município com o monitoramento da chuva - onde foi recebido pelo presidente do local, Márcio Machado. "Pudemos conhecer de perto o funcionamento do sistema que já tem uma formação há bastante tempo", ressalta Bomfim. A Fundação possui 32 pluviométricos distribuídos pela capital fluminense e possui um banco de dados que ajuda na rápida tomada de decisões.

"Também para empresa de água local, para a realização de eventos e principalmente para a população. Além de colaborar com o sistema municipal de defesa civil", disse o subsecretário. "Todo o sistema de drenagem daquela cidade é monitorado por esta rede", exemplifica.

Um convênio com a aeronáutica possibilita que a Fundação verifique a aproximação de chuva na cidade, o que é atualizado a cada 15 minutos. "O nosso sonho é implantar um sistema semelhante aqui em Salvador", destaca Bomfim. De acordo com ele o primeiro passo já foi dado. "Já iniciamos os trabalhos, agora é fazer acontecer", diz o subsecretário.

O diretor de tecnologia da Cogel, André Costa pôde analisar tecnicamente o funcionamento não apenas do sistema mas verificou também o processo de manutenção dos aparelhos. Depois avaliar todo o processo o diretor constatou que existe a viabilidade para a implantação de um sistema similar em Salvador.