Salvador

SEMANA AMBIENTAL DE ITAJUIPE FOI DEDICADA À EDUCAÇÃO DOS JOVENS

vide
| 12/06/2010 às 10:16
Jogos educativos fizeram parte das festividades educacionais em Itajuipe
Foto: DIV
  A Prefeitura Municipal de Itajuípe realizou entre os dias 7 e 10 de junho, a 1ª Semana de Mobilização Ambiental, que teve como tema "Rio, gente e meio ambiente: plantando vida para colher o futuro". O evento marcou as comemorações da Semana do Meio Ambiente e do Dia Mundial da Conscientização Ambiental e surgiu da necessidade de cuidar do planeta e da cidade onde as pessoas moram, educando, conscientizando e orientando os habitantes, mostrando que cada um é peça fundamental para a preservação e conservação do meio- ambiente.


            A abertura das atividades contou com as presenças do prefeito de Itajuipe, Marcos Dantas, da vice-prefeita Graciela Dantas, do prefeito de Uruçuca e presidente da Amurc, Moacyr Leite, e da vereadora itajuipense Conceição Leite, além de secretários de governo, diretores de departamentos municipais, professores e alunos da rede pública de ensino. De acordo com Marcos Dantas, "as ações foram voltadas para os estudantes da rede pública e particular de ensino, associações de moradores, clubes de serviço e a sociedade civil organizada.


            Para a vice-prefeita, Graciela Dantas, "o mundo inteiro está em alerta e nós não podemos ficar de fora dessa discussão, é o momento de trocarmos idéias, unir forças necessárias para elaboração de ações voltadas para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável". "Esta ação está sendo direcionada, de forma especial, às crianças. Só assim teremos, no futuro, adulto mais consciente e preocupado com as causas ambientais", disse.


ATIVIDADES


           No dia 7 de junho foi realizada a Feira do Meio Ambiente, com  a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos da rede pública de ensino, elaborados  em sala de aula, tendo como suporte didático o tema "Meio Ambiente", com a apresentação de ciências,  pelos alunos da Emarc/Uruçuca. No dia 8, no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, foram proferidas duas palestras, a primeira com o tema "Desenvolvimento Sustentável", pelo professor Alessandro Góes Lima, e a segunda tendo como palestrante o pároco da cidade,  Padre Antonio Carlos da Trindade, que falou sobre "O Homem e o Meio Ambiente".  Após as palestras, os estudantes participaram do plantio de árvores no Cais do Rio Almada.

          No dia 9 de junho, as atividades aconteceram no Clube Kamuá, com mais duas palestras. O mestre em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Fábio Rocha, falou sobre "Desenvolvimento Sustentável". "A Competência Ambiental do Município na Visão do Ministério Público" foi abordada pelo Promotor de Justiça do Município, Dr. Yuri Mello. Em seguida, foi feita a apresentação de vídeo sobre o Pau Brasil, uma das árvores nativas ainda existentes na Mata Atlântica do Sul da Bahia, com o representante da Ceplac, Evaldo Batista.


          No dia 10, o encerramento das atividades aconteceu no Salão Paroquial, com três palestras "A Importância da Educação Ambiental", com o secretário de Educação de Itabuna, Gustavo Lisboa; "Meio Ambiente na Sustentabilidade Rural", com o Engenheiro Agrônomo Itatelino Leite; e "Revitalização do Rio Almada", com participação de dirigentes da Associação Brasileira de Apoio aos Recursos Ambientais (ABARA), finalizadas com uma apresentação teatral focada no meio-ambiente.


        A Semana de Mobilização Ambiental contou com o apoio da AFAI (Associação dos filhos e amigos de Itajuípe), Prefeitura de Itajuipe, EMARC, Ceplac, Uesc, COMMAM (Conselho Municipal do Meio Ambiente), Banco do Brasil, INGÁ (Instituto de Gestão das Águas), e SAAE de Itajuípe (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), além da mobilização de todas as escolas da rede pública.