A
passagem da Semana do Meio Ambiente em Poções marcou pela realização de palestras e discussão da população durante o evento realizado na Câmara de vereadores nos dias 4 e 5 de junho de 2010, promovido pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), com o apoio da Prefeitura Municipal de Poções e teve como tema central Despertar para Preservar.
O prefeito Luciano Mascarenhas, esteve presente ao evento onde recebeu uma muda de árvore florestal, para marcar o apoio que deu a semana da água e entregou a família de Izaulina Brasileira da Solidade, da fazenda Marabá, uma medalha de hora ao mérito, por ser uma defensora da natureza. Na sua fala ele disse, "nosso governo vem fazendo sua parte na preservação do meio ambiente, com o apoio do ex Ministro Geddel Viera Lima, a liberação de 5 milhões para revitalizar a Barragem de Morrinhos e varias ações vem sendo feitas para atender as necessidades, principalmente junto às crianças e jovens atendidas pelo Programa despertar", afirmou Luciano.
Segundo o presidente do Comdema, Alan Oliveira dos Santos, o objetivo da 2ª Semana do Meio Ambiente, foi apresentar à comunidade os principais problemas ambientais do município e as ações que estão sendo realizadas para minimizá-los, "sensibilizar a sociedade sobre questões inerentes ao Meio Ambiente no nosso município e isso foi feito nesses dois dias de debates. A mesa recebeu sugestões para recuperação, fiscalização e conservação em todo o território municipal", Afirmou Alan.
A palestrante Cleide Jane Silva S. Sousa, Especialista em Ciências Ambientais, falou da delimitação e o estudo dos impactos ambientais na área da microbacia do Rio das Mulheres. Já Alan Oliveira dos Santos, Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento, explicou a atual situação das nascentes do Rio das Mulheres. Fechando as palestras da sexta-feira (04), Cátia Dias Carmo, Engenheira Florestal, citou a importância do levantamento floristico para a recuperação de áreas degradadas.
No sábado (05) o primeiro palestrante foi Edson Ribeiro Luz que iniciou mostrando aves importantes e em processo de extinção, ele falou que Poções só tem hoje 5% da sua mata e já foi feito 115 desmatamentos, os dados são de maio de 2009 feitos pelo IPE. Em seguida foi à vez de Valdelice de Jesus Farias, Especialista em Educação Ambiental que mostrou em fotos todo o processo do Rio São José, sua expansão urbana e a degradação ambiental em torno do Rio. Especializado em Gestão Ambiental, o Biólogo Rafael Brito, apresentou como modelo de vida protegida com a natureza e as ações desenvolvidas por professores, alunos e comunidades das escolas da zona rural.