A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), consciente da importância de uma cidade limpa e organizada, dá largada a mais uma etapa da campanha em prol da conservação estética da capital baiana. Nesta nova fase, as áreas contempladas são: Cosme de Farias, Matatu e Engenho Velho de Brotas. Bairros como Itapuã, Barra, Pituba, Mussurunga, Valéria, Boca do Rio, entre, já foram beneficiados.
Dentre as principais ações está, além de todo o trabalho de conscientização da população, faxinaço sob a responsabilidade da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), ordenamento do comércio informal, troca de lâmpadas e retirada de sucatas de veículos em locais impróprios.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota, é importante conscientizar a população de que pequenas ações podem reduzir significativamente os danos, não apenas no que diz respeito à estética, mas também aos cofres do Município. "O dinheiro que nós investimos em pintura de postes, retirada de entulhos, veículos e sucatas, poderiam estar sendo utilizados com novas obras", acrescentou, ressaltando que o objetivo da Sesp é ampliar as ações para toda Salvador.
O primeiro passo, conforme ele, é identificar e notificar as irregularidades, a exemplo de propagandas em locais impróprios, veículos e sucatas abandonadas em logradouros públicos, lava-jatos, oficinas e barracas, assim como ambulantes sem licenciamento, entre outros fatores que possam contribuir para o desgaste da imagem da cidade.
"Felizmente em 80% dos casos, os irregulares buscam meios para a regularização do problema, seja retirando seus entulhos, veículos ou até mesmo, em caso de ambulantes, nos procurando para trabalhar de forma legal", comemorou Mota.
Órgãos como a Superintendência de Transito e Transporte do Salvador (Transalvador), Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) e Polícia Militar são parceiras da Sesp na intervenção.