A Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), vinculada à Prefeitura Municipal, e o Instituto Corredor Ecológico Costa do Coqueiro (INSECC) firmaram termo de parceria para plantio de 10 mil mudas de espécies nativas em áreas públicas da capital baiana.
Com base no acordo, o INSECC doará 10.000 mudas da Mata Atlântica baiana, através do projeto Fábrica de Florestas, para a cidade de Salvador até o final do ano, cedendo-as de acordo com as solicitações da Desal. Já a Desal, além de plantar as mudas em áreas públicas de Salvador, deverá emitir relatórios de plantio, informando local e número de mudas plantadas.
Boa parte das plantas embelezará o Corredor Verde, projeto urbanístico que se estenderá por quase toda a Avenida Bonocô, sob a parte elevada do metrô. São 53 mil m² de área de obras, dos quais aproximadamente 44 mil m² serão de área verde, o que representa mais de 80% de paisagismo. O projeto foi realizado pela Gerência de Projetos Urbanos (GPU), da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e tem a Desal como responsável pela execução e manutenção.
"Projetos que tenham flores, verdes para a cidade estavam fazendo falta. Agora é fazer e conservar. Salvador precisa e a população merece", afirma Euvaldo Jorge, presidente da Desal.