Salvador

ESTUDANTES DÃO ABRAÇO NA BAÍA DE PONTAL, CARTÃO POSTAL DE ILHÉUS

vide
| 08/06/2010 às 17:00
Centenas de estudantes se uniram no abraço a Baía de Pontal, em Ilhéus
Foto: Mary Melgaço
 

  Como parte da programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em todo o planeta no último dia 5, alunos da rede municipal de ensino de Ilhéus deram na tarde desta terça-feira (8) um ‘abraço simbólico' na Baía do Pontal, um dos principais cartões postais da cidade.

 Organizado pela secretaria municipal de Educação, o ato teve a finalidade de alertar e conscientizar a população para a importância da utilização racional e consciente dos recursos naturais. O grupo de estudantes e professores saiu do bairro da Sapetinga indo até o campus das Espumas Flutuantes da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), no bairro Nova Brasília, onde aconteceu o ‘abraço' à Baía do Pontal. Após a manifestação, alunos e educadores participaram da "Marcha pela Água".

        
  Para a secretária de Educação de Ilhéus, professora Lidiney Campos, ações como essa são importantes para auxiliar os jovens na difícil tarefa de usar de forma adequada os bens naturais, a exemplo da água. "Sempre trabalhando de forma conjunta e articulada, é fundamental que nós façamos a nossa parte. Preservar o meio ambiente é um compromisso que precisamos fazer com as gerações futuras", afirma a secretária.

         
  Segundo relatório da Unesco, mais de um sexto da população mundial, cerca de 1 bilhão e 100 milhões de pessoas, não têm acesso ao fornecimento de água potável. Essa situação tende a se agravar diante do desmatamento acelerado, da poluição ambiental e das alterações climáticas, realidade que revela a importância da conscientização.

  
       5 de Junho 

    O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e a ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

   Os principais objetivos das comemorações são os seguintes: mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas para se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem suas atitudes em relação ao uso dos recursos naturais; e defender parcerias capazes de garantir que todos os povos desfrutem um futuro mais seguro e muito mais próspero.

        
   De forma específica, a importância da data reside na necessidade de debater temas como a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas e extinção de animais, dentre outros.

  A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do Meio Ambiente visando levar para a população informações sobre a responsabilidade de cada um diante da natureza. Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda continuam crescendo. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.