No São João, os adereços que enfeitam a cidade são essenciais para que o público entre no clima junino. Mas em Santo Antônio de Jesus, muito mais que enfeites, a decoração de rua representa também a valorização do artista local, que há quatro anos tem a oportunidade de confeccionar a ornamentação do São João da cidade.
Segundo a Coordenadora de Departamento Cultural do Município, Maria Assunção, a administração municipal, desde 2007, vem priorizando a contratação de artistas da terra que estão sem oportunidade e que são realmente talentos, dando ao São João uma identidade autêntica. Assunção fez questão de frisar também a vantagem disso para o artista. "Além da valorização enquanto profissional, participar desse momento proporciona a eles uma renda extra", explicou.
Este ano, os cerca de 30 artistas envolvidos estão preparando uma ornamentação inspirada na Copa do Mundo e no Rei Luis Gonzaga, fazendo jus ao tema São João Tradição de Verdade: Pé de Serra, Pé na Bola.
Portais da cidade, mascotes e feras da copa, Santos juninos e peças de maracatu são algumas das peças que o público poderá conferir durante o São João. Ao todo, serão mais de 100 elementos, sendo que 50% deles já foram finalizados.
GRATIFICANTE
Segundo o artista Sandro Tatoo, quem for ao circuito aproveitar a festa de São João encontrará uma ornamentação de alto nível e bem trabalhada. Para ele, participar da confecção da decoração junina é uma oportunidade de expressar sua arte. "Como artista, dinheiro nenhum paga chegar ao circuito e ver nosso trabalho. É muito gratificante".
O artista Wellington Lobo concordou com o colega e completou. "É uma forma de resgatar nosso talento".
RUMO AO INTERIOR
A aproximadamente 187 km de Salvador, Santo Antônio de Jesus se tornou uma dos principais destinos no São João baiano, destacando-se por sua festa de grande porte que mescla modernidade e tradição. Em 2009, a cidade experimentou um fluxo turístico de mais de 150.000 pessoas.
Este ano, a festa acontece de 23 a 26 de junho e trará de forma bastante criativa atividades ditas culturais/tradicionais como: quadrilhas, Pau-de-Fitas, Bumba-Meu-Boi, Casa de Taipa, além de trazer a tradicional "Barraca da Agricultura", que apresenta pura cozinha nordestina, através dos pratos típicos: beiju, bolinhos, cuscuz, pé-de-moleque, mingaus, canjicas, milho cozido e assado, etc.
Além disso, as grandes atrações também serão marca registrada da festa que, até o momento, tem confirmados os shows de Zezé di Camargo e Luciano, Seu Maxixe, Dominguinhos, Flávio José e artistas da terra, como: Os Cumpadi, Os Tião, Flor Do Nordeste, Joyce França, entre outros.
Novas atrações serão anunciadas nesta terça-feira, 07, pelo Prefeito Euvaldo Rosa, em coletiva de imprensa.