"A decisão da direção da UNIFACS em dar este passo vem sendo amadurecida há vários anos e levou em conta a atuação da Rede Laureate na área educacional. O desenvolvimento da universidade tomará agora grande impulso", explica o professor Manoel Barros Sobrinho, fundador da UNIFACS. Considerada uma referência em formação profissional no estado, a UNIFACS possui atualmente mais de 15 mil estudantes em todas as áreas da educação superior: graduação tecnológica, graduação plena presencial, ensino a distância e pós-graduação. "Esta diversidade vai se beneficiar da nossa integração a um parceiro com grande experiência internacional no ensino superior", complementa Barros.
Gestão autônoma
Um traço importante do modelo empreendido pela Laureate é que cada uma das universidades da rede desenvolve autonomamente suas atividades, levando em consideração o respeito às particularidades regionais de cada instituição. Na UNIFACS esta característica fica evidente com a manutenção da equipe de dirigentes acadêmicos da Universidade, que somará a sua experiência à dos dirigentes da Rede Laureate que virão se integrar à UNIFACS.
Com o novo organograma, a professora Márcia Barros permanecerá na universidade na função de reitora, o professor Manoel Joaquim Barros continua como vice-reitor e Marcelo Barros, responsável pela área de operações. O professor Manoel Barros Sobrinho passa a atuar como chanceler, cumprindo as atividades de representação institucional acadêmica da universidade. No cargo de presidente da mantenedora - entidade responsável pela gestão administrativa e financeira da UNIFACS - chega o professor Marcelo Henrik. Com experiência no ramo de ensino superior, o professor Marcelo foi diretor geral, por dois anos, da Faculdade dos Guararapes, instituição da Rede Laureate, em Pernambuco, e na Faculdade Unida da Paraíba (UNIPB) e na Faculdade Potiguar da Paraíba (FPB) atuou como presidente e diretor nas operações da rede Laureate no estado.
O professor Marcelo Henrik enfatiza que "a UNIFACS continuará cumprindo o seu compromisso de gerar e transferir conhecimento pela educação continuada, inovadora e de excelência, uma característica da universidade cultivada ao longo dos seus 38 anos de existência." A incorporação também contribuirá de forma significativa na qualidade do ensino, ampliando a formação oferecida a alunos e professores, por meio de novas possibilidades de intercâmbio internacional nas demais instituições da rede.
Rede Laureate - Educação Internacional
A Laureate International Universities é uma rede internacional líder em ensino superior presente em 21 países na América do Norte, América Central, América do Sul, Europa e Ásia. São mais de 50 instituições que oferecem programas de graduação e pós-graduação a 550 mil estudantes em todo o mundo, com 130 programas de Graduação, Mestrado e Doutorado em áreas como Arquitetura, Artes, Negócios, Culinária, Design, Educação, Engenharia, Ciências da Saúde, Hospitalidade, Tecnologia da Informação, Direito e Medicina.
Cada instituição da Rede Laureate funciona sob sua própria marca, comandada por um membro da comunidade local. Os relacionamentos e as conexões entre todas as instituições da Rede são enriquecidos com oportunidades de intercâmbio ao corpo docente e aos alunos, bem como em currículos e programas de titulação compartilhados.
Segundo alunos e também aqueles que contrataram profissionais formados pela Rede Laureate, ‘valor' é a palavra de ordem da instituição. A educação, profissionalmente orientada junto a uma perspectiva internacional, ajuda e prepara os estudantes da Laureate a conquistar o sucesso no mercado global de trabalho.
Liderança
A Rede Laureate é líder no ensino de Ciências Médicas e da Saúde, com 65 mil alunos matriculados em 10 países. São 17 instituições em 57 cidades, incluindo 62 campi. A Laureate é também líder mundial no ensino da Hospitalidade, com 34 mil alunos de 107 países matriculados em instituições que estão entre as três melhores do mundo. A Rede é também líder em educação superior nas áreas de Arquitetura, Artes e Design, com 30 mil alunos nas melhores instituições dos EUA, da Itália, do Brasil e do México.
Carreira Internacional
Alunos de instituições parceiras da Laureate têm o diferencial de construir uma carreira internacional por meio de cursos que possibilitam a Dupla Titulação, que permitem ao estudante obter duas certificações, uma válida no Brasil e outra no país em que realizou os seus estudos. Assim, ao optar pela Dupla Titulação, o aluno estudará um período da graduação no Brasil e outro em uma das instituições de ensino pertencentes à Rede Laureate, com condições de intercâmbio amplamente favorecidas.
Na universidade Anhembi Morumbi, por exemplo, um desses cursos é o bacharelado em Hotelaria, que possui seu currículo acadêmico desenvolvido e supervisionado rigorosamente pelo Glion Institute of Higher Education (GIHE), na Suíça. Além da Dupla Titulação, o aluno que adquire a certificação em Glion tem seu diploma de bacharelado reconhecido automaticamente nos Estados Unidos, com chancela da New England Association of Schools and Colleges (NEASC). Outras grandes universidades internacionais que recebem o programa de Dupla Titulação são a Universidad Europea de Madrid, na Espanha e a École Supérieure du Commerce Extérieur (ESCE), na França, tendo seu diploma válido como MBA por toda a União Europeia, entre tantas outras especialidades em diversos países. Graças ao programa internacional de intercâmbio entre as faculdades parceiras da Laureate, desde 2006 a Universidade Anhembi Morumbi, por exemplo, já enviou mais de 1350 alunos para o exterior e já recebeu mais de 320.
Brasil
No Brasil, as instituições associadas à Rede Laureate são:
Tradição, evolução, qualidade de ensino e credibilidade são valores que fazem parte do patrimônio da UNIFACS. Fundada em 1972, com o nome de Escola de Administração de Empresas da Bahia, a instituição se distingue ao longo dos anos pelo investimento em cursos, qualificação docente, pesquisa e infraestrutura para atender às necessidades dos alunos e do mercado. Em 1997, após um parecer favorável do Conselho Nacional de Educação (CNE), a Faculdades Salvador (FACS) se tornou Universidade Salvador - UNIFACS.
Atualmente, a Universidade Salvador - UNIFACS é uma das maiores instituições de ensino superior da Bahia e uma das mais completas do país, conhecida por sua vocação regional, pela ênfase na tecnologia e no fomento ao empreendedorismo, mas, principalmente, por formar melhores profissionais, pessoas e cidadãos. Em 2009, o MEC classificou a UNIFACS como a 1ª universidade privada da Bahia e a 2ª melhor do Norte/Nordeste. A classificação levou em conta o desempenho de instituições de todo o Brasil no Índice Geral de Cursos (IGC), um indicador que atesta a qualidade do ensino superior no país.
Em 38 anos de atuação, a Universidade graduou aproximadamente 20 mil diplomados nos seus cursos de graduação plena e tecnológica (presenciais e a distância) e pós-graduação (lato e stricto sensu). Hoje, a instituição conta com mais de 15 mil alunos, sendo que aproximadamente 50% são estudantes dos cursos presenciais de graduação plena. Já o corpo docente da Universidade é formado por cerca de 450 professores, a maioria atuante em atividades de pesquisa ou extensão. Mais de 52% dos professores têm títulos de mestrado ou doutorado e 35% desenvolvem suas atividades em tempo integral.
Na área das Engenharias, é a universidade que oferece o maior número de cursos de graduação em todo o estado (oito). Além disso, seu curso de Direito é o único mantido por uma instituição privada da Bahia a contar com o prestigiado selo "OAB Recomenda", concedido aos melhores cursos de Direito do país.
Extensão
A UNIFACS desenvolve projetos de extensão que contribuem para a melhoria da condição de vida da comunidade, com a participação ativa dos estudantes e sob a orientação de professores. Estas atividades beneficiam hoje cerca de 60 comunidades da periferia de Salvador e já mobilizaram mais de 300 estudantes de diferentes cursos.
Pesquisa
A UNIFACS desenvolve projetos com apoio de órgãos de fomento à pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado da Bahia (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesb) e diretamente com as empresas. Seus pesquisadores atuam também em redes cooperativas de pesquisa, envolvendo diversas universidades e empresas regionais e nacionais. São 31 grupos certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, trabalhando com 130 diferentes linhas de pesquisa, onde atuam 295 pesquisadores, sendo 118 doutores, 85 mestres, 12 especialistas e 80 alunos em Iniciação Científica nos programas PIBIC CNPq, PIBIC FAPESB, PRH/ANP e voluntários, que desenvolvem projetos de impacto regional e nacional nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu.
EAD
A Universidade Salvador foi a primeira instituição de ensino superior credenciada pelo MEC para oferta de cursos na modalidade a distância na Bahia e está habilitada para atuar em todo o Brasil. Os cursos de graduação e graduação tecnológica são oferecidos por meio da UNIFACS EAD e organizados por turmas virtuais (nos ambientes virtuais de aprendizagem) e presenciais, em polos instalados por todo o estado.
Em 2009, na pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Estudantes EAD (ABE-EAD), que entrevistou 15 mil estudantes de educação a distância de 59 instituições de ensino superior em todo o Brasil, a UNIFACS foi apontada como a melhor instituição da Bahia na modalidade e a 19ª do país.
Pós-Graduação
Na pós-graduação, a UNIFACS oferece cursos lato sensu (especializações e MBAs) e stricto sensu (mestrados e doutorados). Estes últimos credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os MBAs da UNIFACS estão entre os 10 melhores do país, de acordo com o Guia Você S. A. Melhores MBAs no Brasil. Em 2009, a Universidade foi a única da Bahia a figurar no ranking publicado anualmente pela revista, com destaque para sete dos seus 16 cursos (Gestão da Informação, Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos, Administração/ Gestão de Negócios, Marketing, Finanças Corporativas e Controladoria).
Na última edição do prêmio "Best of Mind - As Empresas Mais Admiradas do Mercado", realizada em 2008, a UNIFACS foi, pelo quinto ano consecutivo, a vencedora da categoria "Cursos de Pós-graduação e Mestrado". Até hoje a Universidade foi destaque em todas as edições do concurso de que participou.
Grandes empresas e organizações preferem a UNIFACS. Entre os clientes dos cursos de Educação Corporativa da instituição estão o Banco Itaú, Petrobras, Odebrecht, Vivo, Caraíba Metais, Agência Nacional de Petróleo, Eletrobrás, Politeno, Chesf, Rede Bahia e Ford.