O ComPeti é um projeto esportivo. Acontece todas as terças-feiras e quintas-feiras, no Feira Tênis Clube e no Complexo Esportivo Oyama Pinto. Oferece as modalidades de atletismo, futebol, futsal, vôlei, basquete, handeboll e natação, além dos jogos populares baleado, cabo de guerra, dama, golzinho, dominó, Uno Um, gude, bambolê e pula corda. Envolve 1.043 crianças, em 17 núcleos (9 da zona urbana e 8 da zona rural).
Para as crianças são garantidos o lanche, transporte e fardamento. Profissionais da Faculdade Nobre (FAN) também dão suporte ao projeto, através de parceria. Vai resultar na promoção do 1º Jogos Olímpicos do Peti, programado para o período de 15 a 18 de dezembro, no FTC e no Complexo Oyama Pinto.
Já o Peti Cultural, desenvolvido todas as segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras, conta com 428 crianças, todas de oito núcleos da zona rural. Envolve a oferta de aulas de música, reunindo canto e coral, violão e outros instrumentos musicais, percussão, expressão corporal. Visa resgatar os valores e identidade cultural, para que as crianças não percam a identidade cultural local. As aulas são ministradas na zona rural, nos oito núcleos rurais do Peti.
O secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, ressaltou a importância dos dois projetos. "São duas ações sócio-educativas bastante interessantes e que, a nível de Norte e Nordeste, desconheço com esta estrutura que estamos implementando no Município.
O prefeito Tarcízio Pimenta destacou a importância dos investimentos na área social com as atenções voltadas para as crianças e adolescentes visando evitar que elas sejam expostas a situação de risco, ficando nas ruas. "Esses dois programas visam justamente alcançar essas pessoas, muitas vezes entusiasmadas, com vontade de conhecer uma série de experiências boas. E a gente oferta para eles a oportunidade de experiências sadias, de experimentar seus dotes artísticos, ter vida saudável e praticar esportes", frisou.
PREOCUPAÇÃO
O cantor Gilsan parabenizou o prefeito Tarcízio Pimenta pelos investimentos. "Acredito que através da arte pode educar e reeducar. Discriminação é falta de cidadania", afirmou.
Já o cantor Dionorina considerou gratificante a preocupação do gestor público com crianças de famílias carentes. "Esse projeto tem preocupação com a educação. A escola instrui, mas quem educa é o esporte, a arte e a cultura", frisou.
Enquanto isso, o secretário de Prevenção à Violência e Defesa dos Direitos Humanos, Mizael Freitas, parabenizou o prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário Maurício Carvalho pelo apoio ao projeto. "Mais um dos projetos que se consolida no intuito de dar um norte a esta geração. Todos os projetos são importantes e essa faixa etária de 7 a 16", afirmou.
Durante a solenidade também estiveram presentes o secretário de Comunicação Social, Edson Borges; e os vereadores Luiz Augusto de Jesus e Sebastião Souza.