Filas imensas, desorganização e muita espera marcaram o domingo (30), de vacinação para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos contra a meningite C em Salvador. Boa parte da confusão foi causada pelo atraso na chegada das vacinas nos postos.
De acordo com a Central de Telecomunicações das Polícia Civil e Militar (Centel), as filas começaram a se formar desde a noite de sábado e houve ocorrências de quase todos os bairros da capital baiana relatando problemas para conseguir a vacina. Até as 10h, 31 ocorrências na Centel foram relacionadas à vacinação.
De acordo com informações do site da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a nova etapa da vacinação contra a meningite C está marcada para os dias 12 e 13 de junho, quando deverão ser imunizadas 252.446 pessoas de 15 a 19 anos.
A terceira etapa, quando serão vacinadas 332.516 pessoas de 20 a 24 anos, ainda tem data definida.
Foi intenso o movimento neste domingo (30) nos 50 postos de saúde de Salvador que estão vacinando jovens de 10 a 14 anos contra a Meningite tipo C. A imunização, que segue até esta segunda-feira (31), das 9 às 17h, é a primeira etapa da campanha que pretende vacinar mais de 500 mil jovens de 10 a 24 anos na Capital.
No Centro de Atenção a Saúde Dr. José Maria de Magalhães Neto, na região do Iguatemi, as primeiras doses foram aplicadas dez minutos depois de abertos os portões. Apesar da fila que se formou.
"Nós já esperávamos esse grande fluxo, porque o objetivo é esse, vacinar 240 mil jovens em dois dias, interrompendo o mais rápido possível a transmissão da doença", explicou o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla.
Segundo Solla, a vacinação desta faixa da população vai garantir a redução do número de mortes causadas pela Meningite tipo C. "Nós observamos um crescimento da doença este ano e ele foi específico nesta faixa de idade. Por isso, o governador decidiu que deveríamos fazer a vacinação e interromper o contágio".
Nos dias 12 e 13 de junho vai ser realizada a segunda etapa, com a vacinação de jovens de 15 a 19 anos. No mês de julho, em data a ser confirmada, serão vacinados os jovens de 20 a 24 anos. Os locais de vacinação nas duas próximas etapas são os mesmos desta primeira etapa. "Esperamos que todos compareçam nas datas agendadas e que a gente possa vencer de uma vez essa doença", disse a superintendente de Vigilância a Saúde do Estado, Lorene Pinto.
Quem quiser tirar dúvida ou saber qual o ponto de vacinação mais próximo de casa pode ligar para o Disque Saúde no 0800 284 0011 ou acessar o site da Secretaria da Saúde.