A saúde financeira do município está equilibrada e quem atesta é a equipe econômica do Governo Paulo Cezar. Os números do primeiro quadrimestre de 2010 foram apresentados na noite desta quinta-feira, 27, na Câmara de Vereadores. O detalhamento das receitas e gastos do município foi feito pelos Secretários da Fazenda, Renato Almeida e da Administração, Reginaldo Paiva, junto à assessora técnica da Controladoria Municipal, Kátia Almeida.
"Os números deste ano revelam que o município está com uma política tributária correta", afirmou o Secretário da Fazenda. Renato Almeida fez um detalhamento das Receitas e Despesas do município e atribuiu os números ao apoio que a própria Câmara deu ao aprovar uma pequena reforma fiscal no ano passado e principalmente, à qualificação técnica e competência da equipe de servidores das Secretarias envolvidas com os números.
Nos primeiros quatro meses deste ano, todas as metas foram atingidas com destaque para as Receitas Próprias que cresceram 41,69% . Para o secretário, este é um exemplo para todo o país. Ele chegou a citar que se os governos da Bahia e do Brasil tivessem um número parecido com Alagoinhas, uma verdadeira revolução poderia acontecer.
O único ponto que neste momento necessita de uma maior atenção, diz respeito ao pagamento de pessoal. A lei de responsabilidade fiscal estabelece um teto máximo de 54% de gastos com servidores. Alagoinhas se encontra hoje com um percentual de 53,23%. Este número ainda está dentro da lei, mas acima do limite prudencial que é de 51,3%. Para equilibrar as contas, todos os contratos do município com pessoal foram renegociados e vão ter, a partir do mês de junho, uma redução de 10%. Segundo a equipe econômica, o impacto desta medida já vai ser sentido no final do próximo quadrimestre.