A geladeira da dona de casa, Maria Luíza Oliveira (33), moradora de Vila Mar, já tinha mais de 15 anos. Ela não sabia mais o que fazer para pagar as contas de luz que chegaram a R$150. Ansiosa, foi a primeira da fila. Ela recebeu a geladeira nova das mãos da prefeita. "Agora as contas vão baixar. Minha casa é pequena e nunca paguei luz tão cara. Minha geladeira só presta mesmo é para o lixo", brincou.
A realidade da diarista Rosemare Conceição (33) não era diferente. Com uma geladeira de segunda mão e com mais de dez anos de uso, ela também vinha enfrentando o pesadelo das contas altas. "O dinheiro só dá mesmo para comer, se fosse para comprar uma nova sozinha não iria conseguir. Já não estava mais agüentando o valor da energia", disse a moradora de Portão que pagou R$90 na última conta de luz.
Situação ainda mais complicada para Ivonete Nascimento (40), moradora de Portão.
Desemprega, ela não tinha condições de arcar com as despesas de energia elétrica. Mãe de dois filhos e vivendo apenas com a renda do marido, que é vendedor ambulante, ela agradeceu a iniciativa da Coelba. "Nem acreditei que era verdade. Parece até um sonho!", falou emocionada.
A prefeita Moema Gramacho, que acompanhou a entrega dos eletrodomésticos comentou a importância da iniciativa. "Essas são pessoas que não tinham condições de trocar suas geladeiras por conta própria, nem como arcar com as contas altas. Obrigada à Coelba, ao governo do Estado e Governo Federal por possibilitar a melhora de vida da comunidade de Lauro de Freitas", disse. A prefeita acrescentou ainda que está em negociação com a Coelba para que possam ser oferecidas geladeiras novas também as famílias que ficaram desabrigadas com a chuva.
Até o último sábado, 98 moradores de Lauro de Freitas já estavam inscritos no programa. As inscrições vão até 29 de maio e mais pessoas poderão ser beneficiadas. Para fazer a pré-inscrição, basta preencher o formulário da Coelba, anexar uma cópia da última conta de energia paga e depositar numa das urnas do Projeto Nova Geladeira, fixada em qualquer loja da Cesta do Povo nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas, e nas agências da Coelba da capital e interior.