O secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, de Feira de Santana, ressalta a importância da vacinação. "A partir do momento que é imunizado, o idoso corre menos risco de ser hospitalizado ou até mesmo de vir a óbito por conta de complicações causadas por doenças respiratórias", salienta.
A campanha, cuja meta é vacinar 47.058 pessoas, teve início no dia 8 de maio, quando 67 idosos do Lar do Irmão Velho receberam a dose da vacina. Já no dia 10 de maio, foi iniciada a última etapa de imunização contra a influenza H1N1, voltada para os adultos de 30 a 39 anos.
Entre profissionais de saúde, gestantes, crianças de zero a dois anos, doentes crônicos e adultos de 20 a 29 e de 30 a 39 anos, a meta é vacinar 177.434 cidadãos contra a influenza H1N1. A campanha teve início em 8 de março.
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, faz um chamado para que a população ainda não imunizada vá até as unidades de saúde. "Os cidadãos que se enquadram no perfil das duas campanhas devem se dirigir a unidade de saúde do bairro em que residem para tomarem a vacina", declara.
As vacinas estão disponíveis nos 84 postos do Programa de Saúde da Família (PSF) e nos 16 postos da Unidade Básica de Saúde (UBS) que compõem a rede municipal de saúde.