Será realizada hoje, dia 20 de maio, a tão esperada eleição para a presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio). A disputa está acirrada e quem ganhar o pleito de hoje irá assumir o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) principais fontes de recursos do orçamento e poderosas ferramentas sociais.
O atual presidente da Fecomércio, Carlos Fernando Amaral, concorre pela segunda vez ao mandato da presidência, visto que julho de 2002 Amaral era vice e assumiu o cargo após o falecimento do presidente Nelson Dahia para completar seu mandato. Em 2006, quando concorreu à sua primeira eleição, Amaral foi eleito pelo Conselho de Representantes, a quem cabe eleger os presidentes da entidade. Paulo Motta, filho de Deraldo Motta - que foi presidente da Federação durante mais de 31 anos -, é o oponente de Amaral, a quem deu apoio na última eleição.
Em pólos opostos na disputa, depois da eleição os dois prometem tomar a mesma direção: o fortalecimento da atuação sindical no interior do Estado. Junto com o fortalecimento dos sindicatos do interior, fazem parte das propostas a expansão dos serviços do SESC e do SENAC, ambos vistos positivamente por comerciantes, comerciários e pela sociedade.