Organizado pela Associação de Capoeira Energia da Terra, foi realizado o 11º Encontro Nacional de Capoeira que movimentou vários locais da cidade de Poções nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2010, o evento faz parte da 6ª Mostra Cultura e marcou o inicio de festa mais tradicional do Sudoeste da Bahia, a 132ª Festa do Divino.
Na sexta feira (14) as atividades começaram no Clube Recreativo de Poções e a noite foram exibidos vídeos de capoeira para convidados na Escola Luis Heraldo Duarte Curvelo. Segundo o contra mestre Didi, durante a exibição do vídeo foi apresentado à mensagem deste ano "o homem de bom senso aceita o mandamento, mas o estúpido se arruína pela boca. Já o homem paciente é cheio de inteligência, mas o impulsivo exalta sua própria ignorância. A cidade prospera com a benção dos retos, mas se destrói pela boca dos injustos.
No sábado (15), o dia foi marcado pela 4ª caminhada Não as Drogas e Sim a Paz, os participantes das cidades convidadas se juntaram a população e ao canto de músicas e cartazes de ordem contra as drogas, um mal sem volta. Todos saíram da Escola Luis Heraldo, passando pela Praça do Divino e chegando a Praça do Mercado, onde houve uma roda de capoeira. Na parte da tarde foi realizado curso de capoeira no Clube Recreativo de Poções e a noite uma grande roda de capoeira fechou o dia, na Praça do Divino.
Domingo (16), o dia maior da festa, com atividades artísticas culturais, apresentações de capoeira com a participação das entidades convidadas, entrega de certificados em homenagem aos colaboradores, com destaques para dona Rosa, Padre Estevam Santos, Edson Meira, Nelson Machado, Mariana de Carvalho e Jaivaldo Silva. A Energia da Terra entregou placas de homenagem ao Secretário de Finanças, Robson Nery e ao prefeito Luciano Mascarenhas.
Marcaram presença ao encontro os mestres Virgilio, Luiz Mateus e Gordo, ambos de Ilhéus, Betão de Vitória da Conquista, Kel de Feira de Santana, Zé Pequeno, Inaldo e Mineiro, de Salvador, bem como contra mestres, professores e alunos. Os participantes, convidados e padrinhos participaram da festa de confraternização no Clube Recreativo, onde foi oferecido um churrasco a beira da piscina.
Em sua fala o Padre Estevam disse, "a capoeira vem de Deus e tira as crianças e os jovens do caminho da bebida e das drogas, esperamos que continue fazendo parte da cultura da festa do Divino e que seja todos abençoados", concluiu o pároco. Já o prefeito Luciano Mascarenhas afirmou, "este é o segundo ano do meu governo e apoiar a capoeira faz de mim um seguidor de uma cultura que ensina uma arte e esta arte tira não só as crianças e os jovens do caminho errado como os adultos que por ela passou. Como gestor de Poções vou continuar ajudando a capoeira Energia da Terra e fazendo com o governo o papel social que juntos estamos construindo uma Poções melhor e mais justa", finalizou o prefeito.