Diferentemente deste ano, em 2009 o primeiro lote foi liberado no final de maio. "Estamos trabalhando com maior celeridade para minimizar a espera das pessoas que precisam fazer o uso do benefício", diz o subsecretário de Defesa Civil, Osny Bomfim.
Conforme ele, a Prefeitura e a Caixa estão trabalhando em conjunto para que possam superar os entraves e permitir que as pessoas em situação de emergência por causa da chuva usufruam do FGTS o quanto antes.
Tem direito ao resgate do benefício, apenas as pessoas que tiverem saldo do FGTS. De acordo com a Caixa, têm direito ao saque os trabalhadores que residam em cidades de situação de emergência ou calamidade pública. O município atingido deve entregar a declaração à CEF, contendo a descrição da área, de acordo com a avaliação realizada pela Defesa Civil; trabalhadores podem solicitar o saque apenas após os trâmites legais.
Para o pedido junto a agência, o solicitante deve levar: documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, além do cartão do PIS ou Cartão do Cidadão.