Salvador

CAIXA LIBERA QUINTA FGTS PARA FAMILIAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS DE ABRIL

veja
| 19/05/2010 às 18:41
Fundo até R$4.630,00 é o valor a ser liberado
Foto: A TARDE
 A Defesa Civil de Salvador (Codesal), já enviou à Caixa Econômica Federal (CEF) a listagem com o primeiro lote contendo os dados dos desabrigados e desalojados da chuva que incide na capital baiana este ano e, segundo a CEF, a partir desta quinta-feira (20) todas as agências - com exceção dos Postos de Atendimento Bancários (PABs) - estarão abertas para a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), de até R$ 4.630,00, a depender do saldo do FRGS de cada pessoa.


Diferentemente deste ano, em 2009 o primeiro lote foi liberado no final de maio. "Estamos trabalhando com maior celeridade para minimizar a espera das pessoas que precisam fazer o uso do benefício", diz o subsecretário de Defesa Civil, Osny Bomfim.

Conforme ele, a Prefeitura e a Caixa estão trabalhando em conjunto para que possam superar os entraves e permitir que as pessoas em situação de emergência por causa da chuva usufruam do FGTS o quanto antes.

           
Tem direito ao resgate do benefício, apenas as pessoas que tiverem saldo do FGTS. De acordo com a Caixa, têm direito ao saque os trabalhadores que residam em cidades de situação de emergência ou calamidade pública. O município atingido deve entregar a declaração à CEF, contendo a descrição da área, de acordo com a avaliação realizada pela Defesa Civil; trabalhadores podem solicitar o saque apenas após os trâmites legais.

Para o pedido junto a agência, o solicitante deve levar: documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, além do cartão do PIS ou Cartão do Cidadão.