Salvador

LIMPEC DE CAMAÇARI E UFBA FIRMAM PARCERIA PARA PESQUISA SOBRE LIXO

vide
| 14/05/2010 às 20:16

A Limpec firma parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) para realização de projeto de pesquisa na área de tratamento de chorume (líquido residual dos aterros e lixões). A decisão foi tomada hoje (14/05), durante reunião entre representantes do Departamento de Engenharia Ambiental da UFBA e o diretor presidente da Limpec, Domingos Barbosa. O convênio será firmado até setembro.


O estudo tem por objetivo diminuir a contaminação da água e do solo com a redução da carga poluidora do chorume. Na parceria, fica sob responsabilidade da Limpec a disponibilização do chorume, bem como antigos estudos feitos pela empresa e o fornecimento das características do lixo gerado no Município. O projeto inicia em 2011 e será concluído em dois anos. A expectativa é de que em seis meses de pesquisa sejam apresentados os primeiros resultados.


Para o diretor presidente da Limpec, Domingos Barbosa, a parceria será extremamente positiva. "Vamos contar com um corpo acadêmico dotado de conhecimentos, que contribuirão para a descoberta de um novo mecanismo de tratamento dos resíduos líquidos do lixo".


De acordo com o coordenador do projeto e professor de Tratamento de Águas Residuais, da área de mestrado da UFBA, Luciano Matos Queiroz, "a participação da Limpec será fundamental para o sucesso do projeto, uma vez que a empresa é referência no tratamento de resíduos".

Para Viviana Zanta, coordenadora do mestrado em Meio Ambiente, Água e Saneamento (Maasa) da UFBA, os resultados obtidos com o projeto trarão benefícios a todo Brasil.


PROJETO

O projeto faz parte de uma rede de pesquisa formada por 14 universidades no Brasil, entre as quais a UFBA, que coordena o projeto através do Departamento de Engenharia Ambiental. A pesquisa é mantida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).