O prefeito João Henrique lança, no próximo dia 17, às 9h, na Escola Municipal Olga Mettig, na Lagoa da Paixão, em Alto de Coutos, o Projeto Vida (Sistema Integrado de Saúde de Salvador). O VIDA tem como objetivo principal unificar e centralizar as informações no atendimento ao cidadão nas unidades de saúde municipais, fazendo com que o acolhimento seja melhor e mais completo.
O projeto VIDA vai dotar a SMS de um sistema de gestão em saúde pública que gerencie as ações de forma integrada, facilitando assim o processo de planejamento, monitoração e avaliação dos indicadores de saúde do município. Todo atendimento prestado ao cidadão está sendo vinculado ao Cartão Municipal de Saúde, seguindo todas as premissas e diretrizes do Cartão Nacional de Saúde. Com este cartão, quando o cidadão procurar uma unidade de saúde municipal, os atendentes e médicos terão toda as iformações sobre o histórico do paciente. Este último foi instituído e regulamentado pela Portaria nº 017/2001 do Ministério da Saúde. O Cartão Municipal de Saúde tem a mesma numeração do Cartão Nacional de Saúde, e os dois são válidos e aceitos em todo o território nacional.
MÓDULOS
Por ser um amplo Projeto de Gestão de Saúde Pública, o Sistema VIDA está sendo construído e disponibilizado em módulos. Este processo conta com a participação e envolvimento efetivo de todas as áreas técnicas da SMS do Salvador.
Veja a seguir um resumo de cada módulo:
Módulo cadastro:
Foi o primeiro módulo implantado na rede municipal de saúde. Com ele, todos os usuários SUS, em qualquer unidade de saúde, já podem realizar seu cadastro e receber de imediato o Cartão Municipal de Saúde. Este módulo propicia também a identificação biométrica (digital) do usuário SUS na rede municipal da saúde.
Módulo agendamento/regulação/autorização:
Este módulo otimizará o processo de marcação de consultas e exames, como também o processo de solicitação dos procedimentos regulados/autorizados.
A meta da gestão é habilitar todas as unidades de saúde para que realizem on line a marcação de consultas, exames e a solicitação dos procedimentos regulados/autorizados. Esta ação tornará o processo mais prático e cômodo para o paciente.
No fluxo de solicitação de procedimentos regulados/autorizados, o usuário SUS, após a entrega do laudo, receberá um número de protocolo através do qual poderá acompanhar o andamento de sua solicitação. Este acompanhamento poderá ser realizado em qualquer unidade de saúde, através do Disque Saúde 160 ou através do site da SMS (http://www.saude.salvador.ba.gov.br/).
Já as Secretarias Municipais de Saúde que têm pacto com a SMS de Salvador poderão encaminhar facilmente as solicitações, uma vez que o sistema permitirá a vinculação de imagens dos laudos, evitando, desta forma, a necessidade do envio de documentos até a Central de Regulação Municipal (CRM) ou para uma das unidades de referência. Cada gestor municipal terá condições de regular o seu paciente na sua própria Secretaria e encaminhar somente os pacientes que serão submetidos ao procedimento.
Módulo URGÊNCIA/EMERGÊNCIA:
O Módulo Urgência/Emergência estará em todas as unidades de Pronto-Atendimento (PA) da SMS de Salvador. Este módulo permite realizar acolhimento, classificação de risco pela enfermagem, atendimento médico, prescrição, evolução médica e de enfermagem, receituários, relatórios e demais ferramentas que envolvem a assistência nos Prontos Atendimentos, viabilizando a consulta de dados em tempo real, acompanhando o atendimento e os leitos existentes na rede.
Interligado diretamente com o SAMU 192, transmite informações e imagens (através de câmeras IPs), em tempo real, sobre a capacidade de atendimento dos PA's, como também o fluxo de pessoas que procuram por este serviço.
Módulo Transmissão de Produção
Este módulo tem por objetivo facilitar o processo de envio e recebimento de produção ambulatorial dos prestadores, tantos os da rede municipal quanto conveniados. Com a implantação do VIDA, o prestador poderá encaminhar sua produção diretamente através do sistema (on line) sem a necessidade de se dirigir até a SMS.
Módulo Farmácia
Este Módulo tem como objetivos principais a prevenção do desabastecimento da rede, o controle do fornecimento de medicamentos aos pacientes, o controle dos estoques das farmácias, assim como a gestão de todo o processo, desde o recebimento dos medicamentos até a dispensação destes aos pacientes.
Módulo Vacina
O Módulo Vacina permitirá o registro e o acompanhamento on line das vacinas realizadas, o controle dos estoques de vacinas das unidades e a gestão das doses disponibilizadas.
A partir do registro da aplicação da vacina, a SMS poderá monitorar todas as informações do calendário de vacinas do paciente, inclusive alertando (via mensagem de celular, e-mail ou busca ativa) sobre a sua ausência de vacinação. O paciente também poderá ter acesso a informações relativas tanto ao seu histórico de Vacinação, quanto as vacinas e doses pendentes, através do site da SMS
www.saude.salvador.ba.gov.br/vida.Além disso, o VIDA permitirá o registro de reações adversas, solicitação, autorização e disponibilização de vacinas para as unidades de saúde, dentre outros.
Todas as informações disponíveis no Módulo subsidiarão as tomadas de decisões dos técnicos da SMS no que diz respeito ao planejamento, avaliação e controle das ações neste âmbito.
Módulo atendimento:
Este módulo será implementado na rede em duas etapas:
Simplificado
- no modo de atendimento simplificado, os profissionais de saúde realizarão coletas de algumas informações clínicas do paciente e registrarão em formulário específico do VIDA. Após a coleta, as fichas serão encaminhadas para digitação na própria unidade de saúde. Com o atendimento simplificado, a SMS já possuirá algumas informações do paciente, por exemplo: se o usuário é portador de hipertensão e/ou diabetes; se faz acompanhamento de gestação, planejamento familiar; se faz uso de medicamentos, entre outros. Além disso, será permitida a implantação do Sub-Módulo de notificação de agravos, que reunirá todas as notificações, facilitando o processo de investigação dos casos e o seu encerramento.Completo
- no modo de atendimento completo, os profissionais de saúde realizarão a alimentação das informações do paciente diretamente no Sistema VIDA. Para esse processo, a SMS informatizará todos os consultórios da rede, permitindo assim que se tenham informações on line de todos os atendimentos gerados na rede, por exemplo: resultados e históricos de exames laboratoriais diretamente na tela do médico no momento do atendimento do paciente, histórico de vacinação, atendimentos na rede, dentre outros.Módulo Laboratório
O Módulo Laboratório tem como principal funcionalidade otimizar os processos laboratoriais, sendo o principal avanço o interfaceamento do Sistema VIDA com os equipamentos de análises do laboratório disponíveis na rede. Com esta ação, o laboratório aumentará significativamente a capacidade de produção diária e diminuição do tempo/resposta (disponibilização dos resultados de forma rápida e efetiva), proporcionando mais agilidade para a população.
O Sistema VIDA permitirá que o paciente SUS tenha acesso ao seu resultado atual e ao histórico de exames realizados anteriormente. O interessado deverá se dirigir a qualquer unidade de saúde da rede ou acessar o site da SMS.
Módulo Saúde Bucal
O Módulo de Saúde Bucal estará disponível em todas as unidades de saúde da rede básica que possuam o serviço de odontologia, nos CEOs (Centro de Especialidades Odontológicas) e unidades de emergência em odontologia (UAOs). Este Módulo permitirá o registro e evolução do tratamento dos pacientes, através do odontograma gráfico, que poderá ser acessado em qualquer unidade de saúde bucal da rede.
Módulo Planejamento
O VIDA Módulo Planejamento estará disponível para as áreas técnicas da SMS permitindo a programação das ações desenvolvidas pelas equipes da rede como: áreas programáticas, atividades de promoção de saúde, prevenção de agravos, tratamento e recuperação, ações intersetoriais, ações inter-institucionais, entre outros. Este módulo visa apoiar a gestão na programação das ações, assim como o acompanhamento da execução, além de permitir a realização de pactos dos indicadores de saúde entre a SMS, os Distritos Sanitários e as Unidades de Saúde.