A Secretaria Municipal de Saúde de Poções lançou um novo programa para reforçar as Unidades Básicas de Saúde (PSF). O principal objetivo do Nasf (Núcleo de Atendimento a Saúde da Família) é a prevenção que promoverá a saúde básica, garantia de reforço de especialidades não existentes nas Unidades atendidas pelos PSFs.
Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Gilvan Pereira, o Nasf vem com toda a estrutura de veículo próprio para deslocamento da equipe e composta de profissionais não existentes nos quadros dos PSFs. "Para atender a população, principalmente as mais carentes destes profissionais, o governo abre um espaço que somente nos grandes centros tem, a exemplo de Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Assistente Social e Profissional de Educação Física, agora podemos dizer que com esta ação do prefeito Luciano Mascarenhas estaremos dando um passo maior para atingir a plena saúde básica que tanto desejamos para a população de Poções", disse Dr. Gilvan.
A nossa reportagem acompanhou uma visita da equipe do Nasf em Morrinhos e conversou com os profissionais durante o trabalho na Unidade. Creuza Nery, Profissional de Educação Física, falou da importância do programa, "oferecer melhor qualidade de vida na prevenção da saúde, o que eu já vinha fazendo ates de integrar a equipe e posso afirmar que o trabalho vem dando bons resultados, principalmente para o idoso que não frequenta uma academia", afirmou Creuza. Outra especialidade carente de atendimento no município é a Fisioterapia e o programa conta com dois profissionais, Joana Palladino e Fabrício Gardelin. "A proposta é boa, pois atinge a toda população e o trabalho se foca na prevenção, controle e promoção da saúde básica. Problemas de coluna por exemplo, quando tratado corretamente ajuda o paciente a combater outras doenças e nos casos constatados nas diversas patologias serão encaminhados para outros centros e com tratamento rápido e garantido pelo programa, quando necessário", disse o fisioterapeuta Fabrício.
Mexer na forma de alimentação de uma população carente, será a missão da Nutricionista Ionara Ferreira, "a preocupação em relação à alimentação da população requer um trabalho firme, focado na prevenção de doenças e com as verduras e frutas pode se evitar doenças como diabete e hipertensão. Com o balanceamento da alimentação vamos proteger as gestantes, as crianças, e tudo isso é promoção da saúde, uma das funções do Nasf", completou Ionara.
Durante a nossa visita a unidade de Morrinhos, conversamos também com a Assistente Social que integra a equipe, Jane Cardoso, que explicou os objetivos da sua área, "estamos mapeando as unidades e a ajuda dos Agentes Comunitários de Saúde será importante para um diagnóstico social e do perfil das pessoas cadastradas nas unidades, principalmente as que vivem do beneficio do programa Bolsa Família, tira deste mapeamento um relatório detalhado de como vamos agir na área de ação social das famílias assistidas, um grande desafio que com a ajuda da população iremos conseguir em curto prazo, afirmou Jane. Deixamos por fim para falar com a Psicóloga Daniele Celino, hoje é fácil as drogas desde a simples bebida as mais pesadas e o trabalho deve começar na conscientização, "levamos em conta a formação da família e o seu grau de convivência na comunidade, o objetivo será levar palestras e cuidados específicos bem como as visitas domiciliares quando necessárias, mostrando os caminhos esperamos promover com eficaz a psicologia assistida para ganhar espaço dentro da família e fazer a junção de elos fortes e multiplicadores", afirmo ela.
Segundo o prefeito Luciano Mascarenhas, cada ação que é feita na saúde o objetivo é a população carente e este trabalho que começou com o vice-prefeito Dr. José Schettini será levado adiante pelo secretário Dr. Gilvan, "garantir saúde de qualidade para todos, foi o meu desejo em campanha e agora os resultados estão chegando, a construção de três (3) unidades, uma no Alto da Vitória e duas no Centro, a construção da UPA24h que este ano atende com dois médicos de plantão, o SAMU192 e agora o Nasf, programa que ajuda e muito o trabalho dos PSFs", concluiu Luciano.