Salvador

ALAGOINHAS REFORMA POSTO DE SAÚDE DO PARQUE FLORESTA

vide
| 12/05/2010 às 13:27
As obras estão em andamento
Foto: Amilton André

Com obras em fase de finalização, a Unidade de Saúde do Parque Floresta será o próximo centro médico a ser entregue à população de Alagoinhas reformado. Responsável por cerca de 40% do atendimento da cidade, o posto teve as obras de reforma iniciadas em março deste ano e terá uma melhoria geral das suas instalações físicas.

Por dia, o posto do Parque Floresta realiza mais de 500 atendimentos.

As obras do Centro buscam atingir o mesmo nível de qualidade adotado recentemente na Maternidade Municipal, inaugurada no início de março. De acordo com o prefeito Paulo Cezar, o posto do Parque Floresta é a segunda intervenção de uma série que deverá atingir toda a rede municipal de saúde. A unidade passará por uma reestruturação de salas, que facilitará a mobilidade dos profissionais quanto à operacionalização sistemática dos procedimentos médicos. Após a reforma, será possível uma maior interação entre o setor administrativo e atividades médicas.


A unidade é composta de um Centro de Atividades Odontológicas - CEO e serve de referência para todas as comunidades que ainda não dispõe de um Posto de Saúde da Família - PSF. Os casos de diabetes e hipertensão, por exemplo, são tratados em toda a rede municipal, mas os casos mais graves são encaminhados para o Posto do Parque Floresta, que cuida de forma especial dos obesos, prevendo a realização de cirurgias bariátricas.


O Parque Floresta vem se especializando em doenças que necessitam de uma relação mais próxima com o paciente, onde a informação é parte fundamental do tratamento como os casos de tuberculose e hanseníase. É também um centro dedicado à vacinação, ao serviço pediátrico, às gestantes e direcionado também à saúde da mulher.


Com a reforma do centro, haverá a construção de um novo setor destinado ao funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA, responsável pelo atendimento de pessoas com suspeitas de infecção pelo HIV, vírus da AIDS. Outro importante serviço que será aprimorado por meio da reforma é o Serviço de Atendimento Especializado - SAE, que terá um balcão de recepção informatizado e um espaço de espera ambientado e climatizado.


PRIVACIDADE
As novas instalações permitirão privacidade dos pacientes, sobretudo daqueles que buscam o posto para testes mais complexos, como o do HIV. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde - SESAU existe atualmente em Alagoinhas mais de 45 pessoas infectadas com o vírus, sendo desse total, 30 mulheres. 


 Buscando melhorar também o atendimento à população, o CTA contará com uma sala própria de recepção, além de um auditório para palestras e local preparado para coleta e realização de exames. As outras áreas que já existem serão melhoradas, recebendo pintura, revisão elétrica e hidráulica, permitindo maior nível de higiene a fim de aumentar a sensação de bem-estar. As salas de esterilização e expurgo, de procedimentos, de vacinação, os consultórios e a farmácia são partes importantes da reforma.