Salvador

PLANO BAHIA 2023 GANHA O APOIO DA DEFENSORIA PÚBLICA

Vide
| 11/05/2010 às 19:12

O Plano de Desenvolvimento Bahia 2023, que está sendo elaborado pelo Governo do Estado através da Secretaria do Planejamento (Seplan), ganhou hoje (dia 11) o reforço da Defensoria Pública da Bahia. A partir de um termo de cooperação técnica assinado entre as partes, o Plano contará com a aplicação do Planejamento Estratégico Situacional (PES), que será elaborado com o apoio de uma equipe de consultores da Stratégia Consultores Ltda.


"Estamos aprimorando nossa capacidade de planejar. O Bahia 2023 é um plano que estabelece diretrizes de longo prazo e será uma contribuição fundamental para a elaboração dos próximos três Plano Plurianuais (PPAs)", disse o secretário do Planejamento Antônio Alberto Valença. Para a construção do Plano, está sendo realizado desde o início do ano o ciclo de debates Pensar a Bahia, além de mesas temáticas, envolvendo gestores públicos de todas as secretarias do Governo além de representantes da sociedade civil.


De acordo com a  Defensora Pública Geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, o PES já vem sendo adotado internamente pela Defensoria Pública. "É honroso saber que estamos usando a mesma ferramenta para o fortalecimento de uma política de Estado. Esse termo de cooperação consolida uma perspectiva conjunta de alcançar o fortalecimento de uma Bahia voltada para o anseio de seu povo, permitindo ao cidadão o acesso à saúde, à educação, e finalmente ao acesso à Justiça de qualidade", destacou Tereza. 


A metodologia PES foi desenvolvida por um dos maiores estudiosos do mundo sobre planejamento estratégico de governo, o chileno Carlos Matus, que foi ministro da economia do Chile (1965 a 1970) e fundador da Fundação Altadir, organismo que visa o desenvolvimento do planejamento estratégico e das técnicas de alta direção. De acordo com o representante da Altadir e consultor da Stratégia, Irvin Herrera Sastre, o trabalho na Bahia visa identificar o macro problema do estado, para a definição dos eixos de desenvolvimento e diretrizes. "Isso levando em consideração a direcionalidade, ou seja, qual a Bahia que pretendemos construir, inclusive repensando a máquina pública", destacou.


Pelo acordo, ficarão a cargo da Seplan a disponibilização de instalações físicas para o desenvolvimento das atividades; o apoio logístico; a formação de uma equipe técnica responsável pela elaboração do Plano e o acompanhamento do processo de execução de todas as atividades.  A Defensoria Pública será responsável pelas disponibilização de uma equipe de consultores da Stratégia Consultores Ltda., durante o tempo que for necessário à elaboração do Plano de Desenvolvimento e pelas despesas decorrentes de suas atividades. Ambos indicarão representantes para o acompanhamento das atividades do termo.