Salvador

PADROEIRO DE SALVADOR É LOUVADO EM TRADICIONAL FESTA RELIGIOSA

Veja
| 10/05/2010 às 12:47
Vereadores, religiosos, turistas e populares acompanharam a procissão
Foto: Arnaldo A. de Jesus

Com uma missa solene na Catedral Basílica, o secular guardião de Salvador, São Francisco Xavier, foi mais uma vez louvado por vereadores, religiosos, turistas e populares. Sempre comemorada no dia 10 de maio, a tradicional festa religiosa dedicada ao padroeiro dos soteropolitanos completou 324 anos de fé cristã.

A missa solene foi presidida pelo monsenhor Ademar Dantas dos Santos. Na homilia, o pároco destacou o significado de santidade, visto como sinônimo de justiça. Lembrou também que a festa religiosa de São Francisco Xavier é patrocinada desde 1686 pela Câmara Municipal de Salvador e faz parte da história da cidade.

Ao final da missa solene, o presidente da Câmara, vereador Alan Sanches (PMDB), renovou o compromisso político e cristão de continuar a serviço da comunidade soteropolitana. "Quero renovar, deste lugar sagrado, o compromisso de estar sempre sensível ao apelo dos homens e mulheres, meus irmãos, motivado a defender e promover o bem comum, embasado nos princípios da justiça e da fraternidade, em vista da construção da paz".

A fé no santo padroeiro ganhou as ruas do Centro Histórico na procissão pelo Terreiro de Jesus. Na oportunidade - tendo como co-participante a Banda de Música do Corpo de Bombeiros, que executava hinos religiosos e canções populares -, vereadores, religiosos e populares se revezaram na condução do andor com a imagem de São Francisco Xavier.

Participaram das homenagens ao padroeiro os vereadores Alan Sanches, Téo Senna (PTC), Dr. Pitangueira (PRB), Carlos Muniz (PTN), Sandoval Guimarães (PMDB), Marta Rodrigues (PT), TC Mustafa (PT do B), Alcindo da Anunciação (PSL), Pedro Godinho (PMDB), Alberto Braga (PSC), Pedrinho Pepê (PMDB), Joceval Rodrigues (PPS) e Henrique Carballal (PT).

Também marcaram presença na festa do padroeiro de Salvador os secretários municipais João Cavalcanti (Casa Civil) e Ailton Ferreira (Reparação). Como o Dia dos Guias de Turismo coincide com a data religiosa, dezenas de guias foram à Catedral Basílica pedir proteção a São Francisco Xavier.