Recriar o ambiente universitário, estancar a queda acentuada da UFBA no ranking nacional - nos últimos oito anos ela caiu de 22º para 36º lugar - implantar a austeridade e a transparência na aplicação dos recursos financeiros, e realizar um forte investimento na recuperação e modernização da infra-estrutura da UFBA, com garantia da continuidade dos programas de infra-estrutura.
Estes são alguns dos itens que constam da proposta da chapa de oposição a eleição de reitor da UFBA, Mudar e Avançar, encabeçada pelos professores Roberto Paulo (reitor), do Instituto de Ciências Sociais e Modesto Jacobino (vice-reitor), atual vice-diretor da Faculdade de Medicina da universidade. A eleição acontecerá nos dias 5 e 6 de maio.
"Estamos mobilizando intensamente a comunidade acadêmica. O atual reitor expandiu os cursos, mas perdemos muito em qualidade. A universidade está sucateada, cresceu sem qualidade, sem infra-estrutura", afirma Jacobino. Ele lembra que a federal baiana perde em qualidade para as universidades federais de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. A atual situação da UFBA pode mudar, com ações coletivas e pactuadas, para ser possível voltar a ser a primeira do Nordeste, como foi até o início dos anos 2000, disse ele.
As péssimas condições da UFBA foram alvo de uma reportagem exibida no mês passado no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, que mostrou as precárias condições dos prédios e a falta de estrutura dos cursos. O prédio da Faculdade de Química, que sofreu um incêndio de grandes proporções no ano passado, continua com suas salas fechadas, e nada foi feito até o momento.
"Estamos com problemas até para a captação de recursos. Este ano, o Ceará conseguiu mais de R$ 20 milhões para obras, e a UFBA conseguiu R$ 15 milhões, mas até agora só utilizou 50% deste valor. O que está acontecendo? Porque não aplicou nas obras o valor disponível? Temos situações emergenciais na universidade, e a inércia tomou conta", desabafa Jacobino.
A chapa Mudar para Avançar conta com o apoio de diversos cursos da universidade, e vai disputar a reitoria com outras duas chapas apoiadas pelo atual reitor. "Temos que evitar o continuísmo, que impede novos conceitos, inibe a entrada de outros projetos e cristaliza no comando um grupo já acostumado com o sistema", afirma Jacobino.
Nas próximas semanas, diversos debates acontecerão na universidade, tanto na capital como no interior, para a discussão das idéias. Para conhecer melhor a chapa UFBA: Mudar e Avançar, acesse http://robertopaulomodesto.blogspot.com/