Mensagem:
Vivemos em Itaberaba um dos piores momentos dos serviços de saúde pública levados à população, diante do fechamento do Hospítal Santa Casa. Venho pedir seu apoio, na condição de Secretário da Provedoria da Imandade Santa Casa de Misericórdia, para motivar a grande mídia a tornar público para a Bahia, esta triste realidade.
Na sessão da Câmara da última segunda-feira 19, o Vereador Ricardo Pimentel de Sá (sem partido) denunciou que consta junto ao Ministério da Saúde que o referido hospital está em pleno funcionamento e listou os funcionários que são remunerados fictíciamente, como forma de manter os repasses do SUS para a Gestão Plena da Saúde de Itaberaba, celebrada pelo ex-prefeito Jadiel Mascarenhas (2001/2004) e reabilitada agora pelo prefeito João Filho, tendo Jadiel como seu secretário de governo.
O Hospital Santa Casa entrou em crise permanente depois que o ex-prefeito Jadiel Almeida Mascarenhas (2001/2004) implantou a Gestão Plena e retirou as AIHs e convênios municipais.
Depois, foi fechado pela 1ª vez em setembro de 2008, após 42 anos de funcionamento, quando os funcionários e profissionais de saúde entraram em greve protestando contra a Intervenção da Prefeitura Municipal sob gestão do ex-prefeito Washington Neves (2004/2008), que dispensou os investimentos necessários ao funcionamento. Em janeiro de 2009, sob a Gestão do ex-prefeito Solon Ribeiro dos Santos, a Santa Casa retomou suas atividades de saúde sob Intervenção Municipal.
Em Setembro do mesmo ano, o prefeito João Almeida Mascarenhas Filho, determinou a transferência de todas as atividades hospitalares da Santa Casa para o Hospital Geral Municipal, deixando a unidade regional sem funcionamento até a atualidade.
O fechamento da Santa Casa, isolou do sistema SUS e da Gestão Plena da Saúde, a mais bem estruturada unidade hospitalar da região, reduzindo aos mais baixos índices de resolutividade o atendimento à saúde da população dos Territórios Piemonte do Paraguaçu, Chapada Diamantina e parte do Jacuípe, com ocorrências de mortes e traslados de pacientes por insuficiência de atendimento, concentrando demandas reprimidas em Feira de Santana e Salvador.
Á frente da Irmandade, estamos lutando para a reabertura do Hospital Santa Casa, pedindo ao governo que restabeleça os serviços de saúde instalando o atendimento de média e alta complexidade para aquela unidade regional. (Salvador Pereira de Souza Roger, Itaberaba, por e-mail)