Salvador

INCENTIVO À LEITURA TEM SIDO MARCA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL EM PLANALTINO

vide
| 21/04/2010 às 13:07
Criança em escola no distrito de Ibitiguira, Planaltino, e o incentivo à leitura
Foto: DIV
O Prof. Josuelto Lopes da 3ª e 4ª séries da Escola Municipal Clemente Mariani, localizada no Distrito de Ibitiguira, Planaltino, está tendo como foco do seu trabalho o incentivo a leitura. Em visita realizada a escola, o secretário Renê Silva pode presenciar a atividade de Roda de Leitura, onde os alunos, após escolherem um livro de literatura infanto-juvenil, tiveram um momento de leitura individual, e depois socializaram com todos os colegas os principais pontos da história.
 
"Foi muito bom começar a semana visitando uma escola localizada em área rural, e encontrar o Prof. Josuelto e seus alunos desenvolvendo com tanto prazer uma atividade de leitura. A leitura com certeza é um importante elemento para o processo de aprendizagem. Com ela os alunos não apenas aprendem a ler, mas a interpretar e escrever. E o momento de ter que apresentar para o grupo o que compreendeu, contribui para desenvolver a argumentação.", pontua o Secretário.

GIL RUFINO

Aconteceu uma palestra ministrada pelo professor Gil Rufino - ator, professor de teatro e coordenador de Cultura Afro-Brasileira do município de Jequié - com o tema Discriminação Racial. A palestra em questão teve como objetivo levantar discussões a respeito do tema proposto, bem como levar estudantes e professores a uma reflexão, levando em consideração que o Brasil se configura como um país repleto de variedades culturais e étnicas.

Segundo o professor Gil Rufino a discriminação racial no Brasil se constitui como uma situação ainda velada, pois, muitos se dizem não-preconceituosos quanto as "pessoas de cor", no entanto, percebe-se a incoerência de tal afirmação através de gestos e alguns dizeres que acabam sendo externados por muitos. Um exemplo claro, comentado pelo palestrante, está na representação que é dada ao sexo feminino, quando comentado que uma mulher para ser bonita deve carregar o estigma de "nega massa", expressão, segundo o mesmo, que denota uma ligação com "mulher fácil".