Salvador

ILHÉUS LANÇA CARAVANA CULTURAL PARA FOMENTAR ATIVIDADES ARTÍSTICAS

vide
| 08/04/2010 às 09:01
Prefeito Newton Lima durante lançamento da Caravana no Teatro Municipal
Foto: Mary Melgaço
 

Com a presença de autoridades, políticos, empresários, artistas, estudantes e profissionais de imprensa, foi lançado esta semana no Teatro Municipal de Ilhéus, o Projeto "Caravana Cultural". O trabalho, que tem a proposta de democratizar o acesso à cultura, descentralizando as ações do setor, vai percorrer, numa primeira etapa, 35 localidades da sede e do interior do município. Durante as visitas, o ônibus da Caravana levará diversas manifestações artísticas, entre elas teatro, dança e música, além de muita formação e um grande debate com a comunidade.

O projeto ‘Caravana Cultural', lançado pelo prefeito Newton Lima e pelo presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, conta com o apoio da secretaria municipal de Educação, TV Santa Cruz, FM Sul, Rotary Club Jorge Amado e Tito Tabosa Pneus.


EIXOS
        
O Projeto está norteado em quatro eixos: "Mapeando Culturas", que é o registro do patrimônio cultural material e imaterial, incluindo equipamentos, artistas, associações e entidades diversas; e "Revelando o Local", que consiste na montagem da exposição "Ilhéus: História, Memória e Identidade", além de apresentações teatrais, musicais e literárias e da exibição de filmes e documentários.

A Caravana Cultural também trabalhará com "Formação e Intercâmbio Cultural", esforço voltado para a capacitação de profissionais do Campo Cultural, viabilizada através de pacotes de cursos de Gestão, Produção e Elaboração de Projetos Culturais, Educação Patrimonial e Oficinas de Teatro, Dança, Música e Artesanato, Desenho e Pintura em Tela, entre outros. O quarto e último eixo vai buscar a formatação de uma grande "Gestão Pública Compartilhada" com vistas a colher da comunidade e dos agentes culturais do município propostas estratégicas capazes de contribuir para a construção do Plano Municipal de Cultura de Ilhéus.


         Neste primeiro semestre, o Projeto Caravana Cultural visitará as seguintes localidades, ficando dois dias em cada uma delas: abril, Teotônio Vilela (13 e 14), Nelson Costa (19 e 20) e Sambaituba (27 e 28); maio, Nossa Senhora da Vitória (4 e 5), Banco da Vitória (11 e 12), Salobrinho (18 e 19) e Castelo Novo (25 e 26); junho, Iguape (1 e 2), Barra de Itaípe (8 e 9) e Banco do Pedro (15 e 16). No primeiro dia, acontecerá a abertura da exposição, diálogo sobre o Plano Municipal de Cultura, apresentação cultural e apresentação realizada por convidados. Já no segundo dia do trabalho, oficina de formação artística, palestra sobre educação patrimonial, oficina de elaboração de projetos, apresentação cultural local e apresentação cultural realizada por convidados.


         De acordo com o prefeito Newton Lima, o projeto é uma proposta de articulação, gestão, comunicação, formação e de promoção conjunta de políticas públicas de cultura viabilizada mediante um grande pacto entre a Fundação Cultural de Ilhéus, agentes da iniciativa privada e os agentes culturais do município de Ilhéus. "É preciso fazer com que a cultura interaja com a dinâmica da cidade e dos cidadãos, buscando um maior acesso e a própria descentralização das ações culturais, num movimento de mão-dupla: centro-periferia/periferia-centro", afirma o presidente da Fundaci, Maurício Corso. Segundo o assessor de Cultura da Fundaci, Pawlo Cidade, além de contar com a participação de dezenas de artistas, a equipe técnica será formada por 15 profissionais.