Salvador

MADEIRA APREENDIDA PELO IBAMA NO SUL DA BAHIA É ENTREGUE A ITABUNA

vide
| 07/04/2010 às 23:01
Toda madeira e portas foram doadas a Prefeitura de Itabuna
Foto: Vinicius Borges
 (Por Natália Tavares)

  Equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entregou termo de doação, na terça-feira (06), de 91,4 metros cúbicos de madeira à Prefeitura Municipal de Itabuna (PMI). A entrega do documento, que ocorreu no canteiro de obras da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur), contou com a presença do titular desta pasta, Fernando Vita, do secretário da Assistência Social, José Antônio Formigli Rebouças, e do presidente da Fundação Marimbeta, Geraldo Pedrassoli, além de servidores da PMI.


Trinta por cento do produto apreendido já se encontrava em forma de portas, janelas e caixões de porta e o restante cortado em pranchões. Também foram apreendidas cerca de 40 máquinas de carpintaria que ainda serão doadas à PMI. Todo o material foi apreendido no dia 24 de fevereiro em uma carpintaria situada no município de Camacan.


O fiscal do Ibama, André Santos, destacou que a apreensão ocorreu devido a duas situações irregulares observadas: a extração de madeira nativa, que configura crime ambiental, e o funcionamento da carpintaria sem autorização. "Encontramos uma situação totalmente irregular, então apreendemos o material e estamos doando à Prefeitura de Itabuna, que contribuiu com a remoção do material do local encontrado", frisa o fiscal, acrescentando que, por ser um material perecível, a madeira precisa ser utilizada "em período hábil".


Segundo o chefe operacional de Execução de Obras Públicas do município, José Pascal Alves de Brito, a madeira será destinada a obras em escolas, unidades de saúde do município e casas populares. Será também instalada uma escola para formação de mão-de-obra em carpintaria, projeto que envolve as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Indústria, Comércio e Turismo, Assistência Social e a Fundação Marimbeta.