Dois projetos passarão a ser desenvolvidos para estimular crianças e adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti): o ComPeti e o Peti Cultural. O lançamento dos projetos acontecerá nesta terça-feira (06), às 8 horas, no Orient Cineplace, no Boulevard Shopping.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, os projetos constituem ações sócio-educativas, que visam proporcionar qualidade de vida, descobrir valores, promover a inclusão social e cidadania das crianças e adolescentes que integram o Peti.
"O ComPeti está voltado as ações ligadas ao esporte, que permitirá ao aluno praticar várias modalidades esportivas, já o Peti Cultural está focado no segmento de música e teatro", explica.
A realização do projeto ComPeti conta com a parceria de professores e estudantes do curso de Educação Física da Faculdade Nobre (FAN).
"Sete professores e 30 estudantes da instituição irão dar aulas de vôlei, futsal, atletismo, natação, dentre outras modalidades, no Feira Tênis Clube e no Complexo Poliesportivo Oyama Pinto", esclarece Maurício Carvalho, acrescentando que "os alunos contarão com alimentação, transporte, fardamento adequado e todo o apoio técnico da equipe da FAN nos dois dias da semana que serão desenvolvidas as ações do Competi".
O Peti Culturai, por sua vez, vai ser oferecido inicialmente nos núcleos da zona rural, onde professores darão aulas de violão, teclado, música, coral e, posteriormente, aulas de teatro. Cerca de 1.400 crianças e adolescentes são atendidos atualmente pelo Peti nos oito núcleos localizados nos distritos e nos nove situados na sede do município. Nos núcleos eram oferecidas apenas aulas de reforço escolar e de artes plásticas.