vide
Bspo dom Assolari comanda a procissão do Fogaréu em Serrinha, nesta quinta, 1º
Foto: BJÁ
Um das mais antigas tradições do interior da Bahia na Semana Santa acontece nesta quinta-feira à noite, em Serrinha, a Procissão do Fogaréu. Centenas de pessoas VÃO percorrer às ruas da cidade portando tochas reverenciado a caminhada de Jesus Cristo para ser crucificado.
Em Serrinha essa procissão foi introduzida pelo padre Carlos Ribeiro, em 1930, depois de copiá-la de uma usança que havia no Bonfim de Salvador. Durante muitos anos era uma procissão da qual só participavam homens, predominantemente pessoas da zona rural do município.
Com o decorrer dos tempos, na década de 1980, o paróco local permitiu também a presença de mulheres.
A procissão do Fogaréu de Serrinha já passou por inúmeras mudanças em seu roteiro. Cada padre e político, porque os dois andam juntos, cria um novo roteiro.
Mais recentemente, com Serrinha passando a condição de Diocese, o bispo local, dom Assolari, mudou tudo de novo e a procissão tem um roteiro urbano seguido logo depois até a colina de Samuel Nogueira onde está instalada uma imagem de Senhora Santana, a padroeira local, onde também acontece uma encenção teatral.
A procissão vive momentos de decadência e participação popular.