Após o início da inspeção, alguns gestores e coordenadores de outras unidades do programa estão levando espontaneamente o material represado para a Secretaria de Saúde. Dentre o material identificado, algumas solicitações de exames datadas de há três a quatro anos, além de muitas outras mais recentes.
O secretário Rafael Pinto Cordeiro informa que a inspeção nas unidades dos PSF vão continuar nos próximos dias, visando garantir qualidade de atendimento aos pacientes. O trabalho está sendo desenvolvido tanto na zona urbana quanto rural.
Quando identificou exames represados no PSF Olegário Santos Silva, no Sítio Matias, durante inspeção na terça-feira (9), o prefeito Tarcízio Pimenta determinou a apuração de responsabilidades dos servidores públicos em cada unidade de saúde. "É uma falta de atenção e respeito às pessoas.
Apesar de todos os PSFs hoje terem médicos, que era uma reclamação antiga dos pacientes, as questões não estão sendo solucionadas", afirmou, ao lamentar a identificação de exames solicitados há vários meses e sem a marcação, além de outros que foram marcados mas não foram entregues aos pacientes.