vide
Uma série de homenagens estão programadas na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna para homenagear a mulher na passagem do seu dia neste 8 de março. Apresentações musicais do Coral da instituição estarão sendo realizadas nos três Hospitais da rede, além de missa de ação de graças e receptivo festivo na entrada do Hospital Manoel Novaes. Já no dia 10, é a vez da apresentação do projeto Doulas Acadêmicas no auditório da Unime. Com a presença de diversas autoridades na área de saúde, o momento constitui uma reconvocação da sociedade para o projeto de integração humanizada e multidisciplinar na interface do parto-nascimento.
Com o Hospital Manoel Novaes voltado especificamente para a assistência materno-infantil, a unidade hospitalar deverá concentrar grande parte das homenagens realizadas na segunda-feira (8). Já às 7 horas, uma missa em ação de graças será celebrada na capela do Hospital em homenagem às mulheres. Na sequência, em todos os acessos ao interior do hospital estarão sendo realizadas saudações musicais às mulheres que chegam e saem do HMN, seja acompanhante, paciente ou funcionária do HMN.
Já no período da tarde, os outros dois hospitais da Santa casa de Itabuna se integram à programação, com a apresentação musical do Indulto à Mulher. A partir das 13 horas, iniciando no Hospital Manoel Novaes, seguindo para o Hospital Calixto Midlej Filho e finalizando no Hospital São Lucas, serão realizadas apresentações do Coral da Santa Casa de Itabuna. Músicas temáticas especiais à mulher e á comemoração do seu dia serão priorizadas.
Seguindo a programação, na quarta-feira (10), o auditório da Unime, anexo 2, receberá todo o corpo gestor da Santa casa de Itabuna e Hospital Manoel Novaes para apresentação do projeto Doulas Acadêmicas. Será durante a Quarta Científica da Unime, evento que deverá reunir os seis cursos de saúde da instituição de ensino superior diretamente envolvidos no projeto Doulas Acadêmicas. Durante o momento será composta uma mesa oficial com a presença do provedor Renan Moreira, do Secretário Municipal de Saúde, Antônio Vieira, com a direção da 7ª Dires, João Marcos de Lima, com a direção do Hospital Manoel Novaes, Jaime Nascimento, entre outras autoridades.
O projeto Doulas Acadêmicas foi criado em 2006 e já contou com mais de 600 participantes, sempre estudantes dos diferentes cursos de saúde da Universidade e Faculdades de Itabuna, Escolas técnicas e instituições sociais. Com proposta abrangente e inovadora, o Projeto Doulas Acadêmicas - Um olhar multidisciplinar na assistência obstétrica e neonatal propõe uma integração humanizada entre a Doula (mulher que serve), a mãe, o bebê e a família na interface do parto e nascimento.
Com turmas de 70 Doulas inscritas no projeto do hospital Manoel Novaes e selecionadas dentro dos cursos de saúde, as voluntárias atuam no Hospital uma vez por semana durante um período de quatro meses.