Salvador

ITORORÓ REDUZ NÚMERO DE HOMICÍDIOS NA CIDADE PARA 1 POR 50 DIAS

vide
| 26/02/2010 às 20:39
 município de Itororó comemora, nesse mês de fevereiro, diversos investimentos federais e estaduais que vão garantir a segurança e o bem-estar da população da sede e dos distritos. Os benefícios, que logo estarão à disposição da comunidade local, são frutos das ações do prefeito Adroaldo Almeida e da intervenção do deputado Geraldo Simões, junto aos governos federal e estadual.


Em Brasília, o deputado conseguiu, junto ao Ministério da Justiça, uma verba de R$ 283 mil para serem investidos na Guarda Municipal. Já do governo da Bahia, Itororó recebeu uma viatura GM Blazer, que será utilizada no patrulhamento e no policiamento ostensivo no município.

A verba do Ministério da Justiça será utilizada na aquisição de viaturas (carros, motos e bicicletas), armas, equipamentos de segurança e de segurança pessoal dos guardas municipais, a exemplo de capacetes e coletes à prova de balas. "Nossa gente precisa ter garantido o direito de ir e vir, e de viver em segurança. Nosso trabalho também é nesse sentido", afirma o prefeito Adroaldo Almeida.

        

         Violência


O prefeito lembra que quando assumiu o governo, há um ano, a segurança pública vivia situação caótica. A Guarda Municipal estava ociosa e desmotivada. O quartel da Policia Militar, que só contava com oito policiais, se ressentia da falta de apoio do município.

"Hoje a situação é outra, mas foi necessária uma forte intervenção do poder público municipal, que cuidou da cidade, levando iluminação pública aos bairros, melhorando a infra-estrutura, o acesso às ruas e apoiando as polícias civil e militar".


Itororó carregava um dado ainda mais preocupante, que era o número de homicídios, um ou mais por semana. Isso quer dizer que morriam mais de 60 pessoas vítimas de assassinatos por ano. "Isso assustava os moradores e dava aquela fama ruim ao nosso município". Hoje, os números são outros. Apenas um homicídio a cada 50 dias, ou seja, a cada ano morrem 7,3 pessoas assassinadas.