Salvador

CRIMES DE CONQUISTA: IDENTIFICADOS 4 PMS ENVOLVIDOS NAS MORTES JOVENS

vide
| 24/02/2010 às 18:03

O secretário da Segurança Pública do Estado, César Nunes, anunciou nesta quarta-feira(24), que foram identificados quatro policiais militares envolvidos na morte de quatro adolescentes e no desaparecimento de outros três, em reação ao assassinato do soldado Marcelo Márcio Lima Silva, e que as suas prisões já foram solicitadas à Justiça.  Ele e toda a cúpula da Segurança Pública chegaram desde ontem (23/02) em Vitória da Conquista para acompanhar a apuração do caso, por determinação do Governador Jaques Wagner, que atendeu à solicitação do Líder do Governo na Assembléia Legislativa, Waldenor Pereira, deputado da região.  


O deputado Waldenor inclusive foi ontem para Vitória da Conquista com o secretário, o comandante da Polícia Militar, Nilton Mascarenhas, e o delegado chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, para acompanhar a apuração do caso. "O governador exigiu todo o rigor, na perspectiva de responsabilizar e penalizar os responsáveis", disse o parlamentar, que acompanhou a comitiva na agenda de reuniões com o Ministério Público, os magistrados, os oficiais designados para a apuração, os comandantes da Polícia Militar do comando Sul e do IX Batalhão no município e com a Delegacia Regional da Polícia Civil.


 "A vinda da cúpula ao município trouxe mais tranqüilidade para a comunidade e o sentimento de segurança quanto à punição do culpados", avaliou o deputado. Segundo ele, apesar da divulgação de um número maior de crimes relacionados com a represália pela morte do soldado (os número variam até 14), o secretário afirmou que somente quatro mortes e três desaparecimentos têm a ver com o caso, conforme as apurações realizadas. . 


Atenção ao Sudoeste


Vitória da Conquista e a região Sudoeste vem sendo priorizadas pelo Governo Wagner nessa questão de segurança pública, segundo o deputado Waldenor, que destaca ações como a aprovação, no final de 2009, da lei que cria três companhias independentes da Polícia Militar no próprio município, em Cândido Sales e em Poções, "que vão permitir a descentralização do comando e maior eficiência das ações".


Outras iniciativas citadas por ele são a ampliação da central de monitoramente por câmeras, implantação de central de rádio, ampliação do efetivo da PM com mais 200 policiais, novas instalações para a Caesg - Companhia de Ações Especiais do Sudoeste e Gerais - e novas viaturas para as polícias civil e militar.