Salvador

OPINIÃO DO LEITOR: POSTO DA MATA PRECISA MELHORAR SERVIÇOS DE SAÚDE

vide
| 31/01/2010 às 12:06
Mensagem:

O carnaval se aproxima, foliões se animam, tudo é festa. Menos para os que, no sul da Bahia, dependem dos serviços públicos de saúde. Diz a constituição que saúde é direito do cidadão e dever do estado. No papel é bonito mas na realidade nem tanto. Cidadãos há que passam mal e são logo atendidos. Tem de pronto médicos e laboratórios à disposição.

Em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, sul da Bahia, quem não é privilegiado, quem não tem plano de saúde, tem que esperar um mês ou mais para fazer um simples eletrocardiograma. A cena é real. Um homem de 67 anos sente-se mal, dores no peito, vai ao hospital e o médico pede o exame. Do hospital ele tem que ir a um posto de saúde para entregar o pedido e aguardar que marquem a data. Quando? Não se sabe, pode ser um mês, pode ser mais.

Em suma, se as dores que o cidadão sente forem sintomas de algo que poderá matá-lo em poucas horas, ele está irremediavelmente condenado. Essa é a situação da saúde pública no Brasil em geral, e na Bahia em particular. (Alfredo Pereira dos Santos, Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa)