vide
A Secretaria de Assistência Social de Ente Rios está realizando o Projeto Secretaria Itinerante com objetivo de proporcionar proteção, socialização e ofertar serviços às famílias e indivíduos que enfrentam violação de direitos e que estejam em situação de vulnerabilidade social.
Do dia 23, sábado, até o dia 26, uma equipe composta por duas assistentes sociais, um psicólogo, um assistente administrativo, um motorista, três educadores sociais e um conselheiro tutelar realizou diversas atividades em Porto de Sauípe. Segundo a secretária de Assistência Social, Maria de Cássia Borges Lins, a equipe realizou visitas domiciliares, divulgação dos programas da secretaria, acolhimento e encaminhamento para acesso a serviços comunitários, recepção e cadastramento de famílias, atendimento psicossocial, inscrição para os cursos de geração de trabalho e renda, atendimento às adolescentes grávidas, preenchimento do cadastro do Programa Bolsa Família, atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência (física, psicológica, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes).
O projeto, de acordo com a secretária, é uma estratégia da Prefeitura de Entre Rios para levar às comunidades os serviços ofertados pelos programas sob a responsabilidade da Assistência Social. A parceria com o Programa de Saúde da Família (PSF), com os Agentes Comunitários de Saúde e com a Secretaria Municipal de Turismo proporcionou resultados em diversas áreas em que atuamos na localidade de Porto de Sauípe, que por estar na Linha Verde e ser uma faixa litorânea do município enfrenta diversos problemas, a exemplo da exploração sexual de crianças e adolescentes, revela Maria de Cássia.
No mutirão social foi constatado que muitas pessoas não possuem documentos básicos (certidão de nascimento, título de eleitor, carteira de identidade) e em razão disso não podem pleitear a inscrição nos programas sociais, ficando à margem da cidadania. Visando resolver este e outros problemas, vamos buscar parcerias com o Ministério Público, órgãos do governo do estado e instituições que possam nos ajudar a solucionar esta questão tão grave, assinala a secretária, acrescentando que a posse de documentos é o primeiro passo para a construção da cidadania. Na próxima semana a equipe estará em Subaúma, outra localidade litorânea de Entre Rios, para realizar o segundo mutirão social.