Salvador

WAGNER ESPERA 2010 PROMISSOR E DIZ QUE SEGURANÇA É PROBLEMA DE TODOS

vide
| 14/01/2010 às 11:16
Governador e primeira dama na largada da Lavagem do Bonfim, no Comércio
Foto:
Ôni Sá Urê Law Axé! Com a saudação Yorubá que pede perseverança e paz a Oxalá, representação de Senhor do Bonfim no Candomblé, o Baba Sivanildo do terreiro Oxumaré, encerrou o tradicional ato ecumênico que dá início aos festejos de Senhor do Bonfim. A cerimônia que começou pouco depois das oito da manhã foi encerrada agora a pouco. É o início de uma caminhada de 8 km que leva até a colina sagrada.
 
O governador Jaques Wagner e a primeira dama Fátima Mendonça participam do cortejo que é puxado por um grupo afoxés. Eles estão acompanhados de secretários de estado e autoridades políticas e em instantes deve chegar a calçada. 

O cortejo da Lavagem do Bonfim se aproxima da Calçada. No início do desfile, o governador Jaques Wagner disse que esta é uma festa sempre muito bonita e que abre o calendário de eventos religiosos da Bahia.


"Nós, baianos, estamos pedindo pelas vítimas do terremoto do Haiti. O governo federal já enviou ajuda humanitária e nós, ao lado de Senhor do Bonfim, estamos orando pelo povo do Haiti", destacou.


Wagner espera que 2010 seja um ano ainda melhor que 2009, quando, apesar da crise, a Bahia conseguiu realizar ações importantes em várias áreas.

Sobre a segurança, o governador explicou que este é um problema enfrentado por todos.

"O Estado investiu em equipamentos, em viaturas e na elaboração de estratégias como o Ronda nos Bairros e o Território da Paz", declarou.

Mas, para ele, este é um problema que precisa da união de todos - Estado, sociedade e família -, "principalmente no enfrentamento ao uso de drogas, a exemplo do crack".