O ciclo de festas da Colina Sagrada começa na próxima quinta-feira (7 de janeiro), com missa solene na Igreja do Bonfim às 19h celebrada pelo cônego Edson Menezes. Os festejos deste ano têm como juiz o vice-prefeito de Salvador Edvaldo Brito, escolhido pela Devoção do Bom Jesus do Bomfim, a quem caberá presidir todos os eventos até o final do mês.
De 7 a 17 de janeiro a festa é em homenagem ao Senhor do Bonfim com a tradicional novena, sendo que no dia 10 a noite é do Santíssimo Sacramento. A tradicional lavagem acontece no dia 14, quando não haverá novena. No domingo, dia 17, sai procissão às 17h do Santuário de Irmã Dulce, seguida de missa campal às 19h celebrada pelo arcebispo primaz Dom Geraldo Magela.
Os festejos prosseguem. De 18 a 24 a homenageada é Nossa Senhora da Guia. Em seguida vem a festa de São Gonçalo do Amarante, de 28 a 31, encerrando o ciclo de festas.
Trazido de Portugal, o culto ao Senhor do Bonfim conta mais de três séculos. Segundo o presidente da "Devoção do Senhor Bom Jesus do Bomfim", Flodoaldo Azevedo, o juiz é a personalidade mais importante da festa e sempre é escolhida uma pessoa carismática da sociedade. Por isso a opção de eleger o vice-prefeito Edvaldo Brito.
Para o cônego Edson Menezes, reitor da basílica, "a escolha do professor Edvaldo Brito se deve ao fato de ele ser muito amigo do povo, nosso amigo, é um ícone da nossa cultura, da nossa gente, representativo da nossa realidade".