Por iniciativa da vereadora Eron Vasconcelos, a Tia Eron (DEM), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a Câmara Municipal outorgou na quinta-feira, 17, à noite, no Plenário Cosme de Farias, o Título de Cidadã de Salvador a Maria Bernadete Santos Silva, diretora da Rádio Sociedade da Bahia. "Bernadete é uma mulher guerreira, que conduz com brilhantismo a Rádio Sociedade", disse a vereadora.
Alagoana do município de Penedo, Bernadete, segundo Tia Eron, manteve desde cedo "um namoro antigo, porém incompleto, com a Bahia". O "casamento" se consolidou "através da mais popular emissora de rádio do Nordeste e uma das maiores do país: a Rádio Sociedade da Bahia AM 740", como enfatizou Tia Eron.
Segundo a vereadora, no comando da Rádio Sociedade, desde abril de 2007, Bernadete vem dando continuidade ao crescimento da emissora, desenvolvendo atividades de comunicação e ações sociais. "Sem dúvida, é um novo tempo de crescimento do jornalismo e do rádio baiano, capitaneado por uma direção marcada pela ética profissional, significando a quebra de paradigmas e valores, com a presença imprescindível dessa grande mulher. É com toda justiça e merecimento que Bernadete Santos receberá o Título, em razão do seu extraordinário trabalho na área de comunicação", frisa Tia Eron.
Rodar a baiana
Bernadete Santos agradeceu a iniciativa e afirmou que este momento ficará para sempre na sua lembrança. "Estou muito feliz, pois hoje me sinto realizada e reconhecida pelo meu trabalho, além de saber que fui abraçada pelo povo baiano", afirmou. Ao fim da cerimônia, a homenageada foi cumprimentada pelos convidados. "Agora já posso oficialmente rodar a baiana", disse, feliz, Bernadete. Em seguida, seu esposo, Jair Silva, e seu filho, Paulo Vítor, lhe entregaram o Título de Cidadã.
O tom musical da sessão solene ficou por conta das apresentações da Banda de Música do Grupamento de Fuzileiros Navais e de Raquel Nascimento. A mesa, presidida pelo vereador Isnard Araújo (PR), foi composta - além da homenageada e da vereadora Eron - pelo prefeito João Henrique (PMDB); pelo ex-prefeito de Salvador Antônio Imbassahy (PSDB); pelo deputado federal Bispo Márcio Marinho (PR); pelos secretários de Comunicação do Estado da Bahia, Robinson Almeida, e do Município de Salvador, André Curvelo, respectivamente; e pelo apresentador da Rádio Sociedade Armando Mariani.