Prestando mais uma homenagem ao ritmo mais popular do Brasil, a Câmara Municipal de Salvador, através do vereador Laudelino Conceição (PSB), concedeu a Medalha Zumbi dos Palmares ao sambista Walmir Lima. A sessão especial ocorreu na noite de sexta-feira (3), no Centro Cultural da Câmara.
Fizeram parte da mesa a vereadora Vânia Galvão (PT), presidindo os trabalhos; João Barroso, presidente da Escola de Samba Juventude do Garcia; Walmir Lima Filho; a esposa de Walmir Lima, Nalva Lima; Luis Antonio de França, presidente do Bloco Samba Popular, e a Ada Maria Pacheco, além do homenageado e do vereador Lau.
Antes da abertura da sessão solene, houve a apresentação de datashow que homenageou o sambista. Depois, o autor do requerimento falou da importância de Walmir Lima para o samba da Bahia.
"Falar da raiz do samba baiano é falar de Walmir Lima, que em seu repertório mistura samba-enredo, samba-de-roda, samba-canção, em canções impregnadas de lirismo. Pelo seu papel de difusor desse ritmo de matriz africana, nada mais justo que homenageá-lo com a Medalha Zumbi dos Palmares. Walmir Lima é prata da casa", afirmou.
Logo após a apresentação do cantor e compositor Rito Negrão, o homenageado recebeu a condecoração de Lau ao lado do seu filho, da sua esposa e da presidente da mesa, vereadora Vânia Galvão. Walmir Lima agradeceu a iniciativa do vereador do PSB e ressaltou a importância do samba em sua vida.
Carreira
Walmir Lima, em sua trajetória, fez parcerias importantes com Batatinha, Nelson Rufino, Roque Ferreira e Ederaldo Gentil e já teve músicas gravadas por grandes artistas do mundo do samba. Entre os seus sucessos estão Dindinha Lua e Bom Jesus dos Navegantes, popularizadas na voz de Beth Carvalho e Alcione, respectivamente.
O artista continua sendo reconhecido por valorizar o autêntico samba-de-roda do Recôncavo. Não esconde o orgulho de ter sido o primeiro compositor a homenagear Jorge Amado, em Jorge Amado em 4 Tempos, gravado em 1973, entre os cinco LPs de sua carreira.