Os estudantes aguardam há três anos uma resposta sobre o Posto do Salvador Card no Subúrbio Ferroviário. E até o momento nenhum contato foi feito. Muitos alunos deixam de frequentar as aulas por falta de condições de pagar um transporte até o Comércio.
Revoltados com a situação, e devido a cobrança dos alunos, no dia 17 de agosto a equipe do Subúrbionews ocupou a Tribuna Popular da Câmara, onde apontou três problemas emergenciais do Subúrbio Ferroviário. Um deles foi a necessidade de implantar no subúrbio com urgência um posto de recarga do Salvador Card ou um sistema on line.
Os problemas contaram com o apoio dos vereadores Adriano Meireles (PSC); Dr. Giovanni (PT); Paulo Magalhães Júnior (DEM); Palhinha (PSB); Alcindo da Anunciação (PSL); Aladilce Souza (PCdoB) e Laudelino Lau (PSB).
Um mês depois, no dia 17 de setembro, no Centro de Cultura da Câmara, aconteceu uma audiência pública requerida pelo vereador Adriano Meireles (PSC) que contou com a presença do vereador Orlando Palhinha (PSB), Jorge Jambeiro (PSDB), Cláudio Malamut gerente de comercialização do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), Moisés Ataíde, integrante da diretoria executiva de transporte da Prefeitura.
‘Solicitamos ao prefeito; João Henrique, que fossem tomadas providências no sentido de trazer para o SUBÚRBIO um POSTO de recarga do Cartão de Meia Passagem para os alunos que residem no subúrbio ferroviário. Seja através do posto ou pela criação de um sistema on line.
Essa batalha já vem desde o tempo do secretário Nestor Duarte quando começamos a solicitar e mostramos a necessidade da nossa comunidade. Como sugestão demos a Estação de Periperi dessa forma atenderia a todos os estudantes suburbanos. Proporcionando uma maior comodidade e muitos beneficios. Com apenas R$ 0,25(vinte e cinco centavos) o aluno poderia fazer a sua recarga e retornar no mesmo trem dependendo da quantidade de pessoas que estejam sendo atendidas. É um absurdo os estudantes ou seus pais se deslocarem do subúrbio até o Comércio para fazer a recarga.
FACILITAR
A VIDA
O vereador Adriano Meireles (PSC) defendeu a pulverização do atendimento do Salvador Card por toda a cidade, com possibilidade de recarga nas casas lotéricas, supermercados, farmácias, entre outros estabelecimentos comerciais.
Mesmo entendimento tiveram os vereadores Orlando Palhinha (PSB) e Jorge Jambeiro (PSDB).
O gerente de comercialização do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), Cláudio Malamut, defendeu a instalação de um posto de recarga do Salvador Card no Subúrbio Ferroviário e afirmou que o Setps tinha estudos para pulverizar a recarga por toda a cidade.
O que mais revolta os estudantes é a falta de respeito da prefeitura em relação a eles. Muitos pais deixam de efetivar a recarga por conta do trabalho e outros por falta de condições financeiras. (Com informações do SubúrbioNews)