Salvador

POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA VAI COMPRAR CAIXA D'ÁGUA FINANCIADA

veja
| 18/11/2009 às 09:01
A população de baixa renda de Salvador que ainda não tem caixa d'água potável poderá, em 2010, adquirir o equipamento dentro da especificação da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) e com a vantagem de pagar parceladamente, na conta mensal, pela aquisição do reservatório.

A informação foi dada pelo vereador Orlando Palhinha (PSB), que disse ter recebido uma sinalização favorável à sua indicação pelo presidente da Embasa, engenheiro Abelardo de Oliveira Filho.


Segundo a assessoria de comunicação da Embasa, demandas no mesmo sentido foram recebidas pela empresa, a exemplo da indicação feita pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence. Estudos sobre a viabilidade dos projetos estão em sua fase final. Após a conclusão das análises, será divulgado um parecer sobre o assunto.


Na indicação ao governador Jaques Wagner, apresentada em maio de 2008 e aprovada pela Câmara neste ano, o vereador Palhinha argumentou que a liberação de uma linha de crédito para aquisição de caixa d'água, por meio da Embasa, põe fim ao uso de água com procedência duvidosa.


Menos contaminação


Conforme a justificativa do vereador, caberá à Embasa, por meio de cadastro próprio, identificar as famílias com perfil de baixa renda. Ele diz ainda que a reserva de água tratada evita a possibilidade de utilização de água não-tratada e contaminada por agentes patogênicos diversos. "Queremos livrar a população do perigo da água contaminada, o que vai reduzir as despesas do Estado com saúde", acrescenta Palhinha.

O projeto de indicação do vereador vai ao encontro de programas de abastecimento da Embasa, como o "Água para todos", representando mais um avanço na área social.